Consequências do desânimo

Lições da Bíblia.

“Eu soltava fracos gemidos de dor como uma andorinha e gemia como uma pomba. Os meus olhos se cansaram de olhar para o céu. Ó Senhor, estou sofrendo! Salva-me!” (Is 38:14, NTLH).

“A descrição bíblica acima não deixa dúvida sobre a forte dor manifestada pelo ruidoso pranto de Ezequias. Existem diferenças culturais na manifestação da angústia emocional. Em certos contextos, o povo sofre em silêncio, evitando qualquer reclamação evidente ou visível. Outros (como Ezequias) usam gemidos e lamentações quando sofrem tristeza. Também existem diferenças pessoais; alguns podem se aproximar da morte com mais tranquilidade que outros.”

“Nas pessoas que sofrem de alguma doença prolongada ou terminal, são comuns os sintomas da depressão. Ezequias estava sofrendo de enfermidade, e sua gravidade prenunciava a morte. Assim, ele experimentou um período de depressão, como descreve Isaías 38. Os sintomas de depressão são tão dolorosos que muitos tentam o suicídio para dar fim a essa experiência horrível. De fato, mais de 10 por cento dos pacientes clinicamente deprimidos cometem suicídio. Claramente, a depressão clínica é um assunto sério e deve ser tratada desse modo.”

Sintomas da depressão descritos no texto bíblico: “Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.” (Sal. 31:10). Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar.” (Sal. 77:4). “Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer.” (Sal. 102:4-5).

“A depressão traz diversas manifestações dolorosas: (a) profundo senso de tristeza, (b) falta de motivação para fazer qualquer coisa, até mesmo atividades agradáveis, (c) mudança de apetite e/ou perda ou ganho de peso, (d) distúrbios do sono: sono insuficiente ou demasiado, (e) sentimentos de baixa autoestima, (f) raciocínio e memória fracos e (g) pensamentos de morte e suicídio. Alguns têm só um ou dois desses sintomas, enquanto outros manifestam vários deles e sofrem por meses até que o episódio termine. Em todo caso, o fardo da depressão é enorme e deve ser aliviado por meio de intervenção médica e espiritual.

“Uma vez ou outra, de uma forma ou de outra, por um motivo ou outro, todos sofremos tristeza e desânimo. Que coisas o deixam deprimido, e por quê? Lembre-se de incidentes passados e da direção de Deus em sua vida. Que esperança e encorajamento você pode obter quando se lembra da guia do Senhor? Por que é importante manter vivas essas lembranças?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – segunda-feira 07 de fevereiro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos