O vírus da inveja

Lições da Bíblia.

“Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” (Provérbios 27:4).

“Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte, nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: ‘Façamos o homem à Nossa imagem’ (Gn 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ter sido consultado sobre a criação do homem, e porque não o foi, se encheu de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 145).

Um grande defeito no caráter de Saul era seu amor à aprovação. Essa característica tivera uma influência preponderante em suas ações e pensamentos; tudo se assinalava pelo seu desejo de louvor e exaltação própria. ... Era a aspiração de Saul ser o primeiro na estima dos homens; e, quando foi entoado o cântico de louvor a Davi, uma firme convicção entrou na mente do rei, de que Davi ganharia o coração do povo, e reinaria em seu lugar. Saul abriu o coração ao espírito de inveja de que sua mente estava envenenada” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 650).

“Atualmente, como vemos a inveja em ação em nossa sociedade e entre os indivíduos? Embora sejamos ensinados desde a infância de que a inveja é uma emoção feia e indigna, quais são as maneiras pelas quais nossa sociedade sutilmente a promove? Os exemplos poderiam incluir o foco nos bens materiais dos outros e a alegria que a mídia muitas vezes nos encoraja a sentir pela infelicidade dos outros.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sexta-feira 04 de março de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos