A verdade descoberta

Lições da Bíblia.

“As águias podem voar a uma altitude de 3.048 metros, acima da maioria das aves. Como a águia, Davi elevou-se a grande altura. O pastor-rei alcançou níveis de grandeza que poucos monarcas atingiram. Ele foi vestido com os despojos da vitória militar e coberto com honra e glória. Mas Davi se esqueceu de que suas vestes reais eram uma dádiva de Deus. Elas não podiam esconder da vista de Deus os pecados de um homem, mesmo de um rei.”

“No sentido espiritual, as vestes de Davi eram sacerdotais, bem como reais; ele também era o líder da teocracia de Israel. Os graves pecados que mancharam essas vestes inspiraram os Salmos 32 e 51. Para estimar plenamente as figuras que descrevem uma cobertura para o pecado e as imagens das asas de Deus como uma proteção, nesses e em outros salmos, precisamos estudar como os acontecimentos da vida de Davi as inspiraram. Como veremos, é irônico e trágico que, em um estudo dedicado às lições espirituais das vestimentas, a triste história da queda de Davi começa na literal falta delas.”

“No auge da grandeza, Davi enfrentou sua batalha mais feroz. A guerra não foi travada nos campos sangrentos de Rabá, mas nos quinze centímetros do campo mental que ficava atrás do lobo frontal de Davi. Satanás escolheu bem sua ‘arma’. O que Golias, com sua lança monstruosa não conseguiu fazer com Davi, uma mulher tomando banho, vista do terraço do rei, conseguiu. Obviamente, Davi esqueceu a lição da sua funda: como um ‘gigante’ é facilmente derrubado por uma pequena pedra, ou, nesse caso, uma pequena espiada.”

“Uma pequena pedra, e o gigante caiu no chão. Um pequeno olhar, e o rei veio abaixo. Davi fez muitas coisas para ‘cobrir’ seu pecado de adultério e evitar a exposição. Tentou envolver Urias com a esposa, embriagou Urias e planejou sua morte.” “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi. [...] Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. [...] Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra. Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes. [...] caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.” (2 Sam. 11:3-6,8-9,14-17).

“Por que nossas tentativas de encobrir o pecado para evitar a descoberta ou a punição só levam à prática de pecados maiores e ao perigo de exposição ainda maior? Como os detalhes da história de Davi reforçam esse ponto?”

“Um olhar proibido impulsionou eventos que terminaram em assassinato e quase em uma guerra civil. A história de Davi é de encobrimento após encobrimento para evitar as consequências. A terrível realidade do pecado é que, cometer um pecado sem confessá-lo e abandoná-lo, leva a cometer outros pecados mais hediondos, a fim de ocultar o crime anterior. Davi cometeu adultério e assassinato sob o manto do poder real. Mas o olho de Deus vê sob o vestuário exterior e revela o coração.

“Alguém disse que ‘se a adversidade destruiu milhares, a prosperidade matou dezenas de milhares’. Com a vida de Davi em mente, a que perigos a prosperidade expõe a pessoa? Por que muitas vezes a adversidade nos aproxima de Deus? Como podemos evitar as armadilhas da prosperidade?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 08 de maio de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos