Lembra-te do teu santificador

Lições da Bíblia.

“Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” (Êxo. 31:13). Esse verso significa que: “O sábado é um sinal da aliança entre Deus e Israel, sendo relevante também para a igreja atual.” A ideia de sanificar: “[...] é separar para um fim santo.”. E podemos experimentar esse processo em nossa vida pela “[...] comunhão com o Espírito Santo [que nos possibilita] também ser santos.”.

“Criação, redenção e santificação estão interligados. Criação, é claro, é a base de tudo (pois sem ela não haveria ninguém a quem redimir e santificar). No entanto, em nossa condição caída, a criação já não mais é suficiente, pois precisamos de redenção, da promessa de perdão pelos pecados. Caso contrário, teríamos que enfrentar a destruição eterna, e nossa criação se acabaria para sempre.”

“Certamente, a redenção está inseparavelmente ligada à santificação, processo pelo qual crescemos em santidade e na graça. A palavra traduzida como ‘santifica’ em Êxodo 31:13 vem da mesma raiz da palavra usada em Êxodo 20:8, quando o Senhor ordenou ao povo que santificasse o sábado. A mesma raiz aparece em Êxodo 20:11, que diz que Deus ‘santificou’ ou “tornou sagrado” o dia do sábado (veja também Gênesis 2:3, onde Deus ‘santificou’ o sétimo dia). Em todos esses casos, a raiz, qds, significa “ser santo”, “separar como santo, “ser consagrado como santo”.”

“Deus chamou Israel e os separou como Seu povo santo, para ser uma luz para o mundo. Cristo chamou Seus discípulos para a missão de levar o evangelho ao mundo. No centro dessa tarefa estão a santidade e o caráter dos que proclamam a mensagem. O evangelho não trata apenas da questão de não ser condenado por causa dos pecados. Como vimos ontem, o assunto é ser livre da escravidão do pecado. Trata-se de ser uma nova pessoa em Cristo e fazer com que nossa vida seja um testemunho vivo do que Deus pode fazer por nós aqui e agora.”

O plano de Deus para a criação arruinada pelo pecado é Jesus, que irá recriar aqueles que o aceite com salvador, como está escrito: “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Cor. 5:17). “O sábado é sinal desses dois momentos. Cada culto deve nos lembrar dessa dupla obra divina [criação e redenção].”.

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 13 de julho de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos