Considerações finais (Gl 6:16-18)

Lições da Bíblia.

“4. Paulo deu sua bênção aos que, disse ele, ‘anda[vam] conforme essa regra’ (NVI). Dado o contexto, de qual ‘regra’ você acha que Paulo estava falando?” “E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.” (Gál. 6:16). “Ser nova criatura seria o padrão para avaliar a experiência dos gálatas; os que cumprissem essa regra teriam paz e misericórdia.”

“Apalavra traduzida por ‘regra’ literalmente se referia a uma vara reta ou barra usada por pedreiros e carpinteiros para medir. A palavra posteriormente assumiu um sentido figurado, referindo-se às regras ou padrões pelos quais uma pessoa avalia algo. Por exemplo, quando as pessoas falam sobre o cânon do Novo Testamento, elas estão se referindo aos 27 livros do Novo Testamento, vistos como autoridade para determinar tanto a crença quanto a prática da igreja. Portanto, se um ensinamento não ‘está à altura’ do que se encontra nesses livros, não deve ser aceito.”

5. Quais eram as ‘marcas de Jesus’ que Paulo trazia em seu corpo? O que ele quis dizer quando escreveu que ninguém devia ‘perturbá-lo’ por causa dessas marcas? Gálatas 6:14 poderia ajudar a responder a estas perguntas? “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gál. 6:17). “levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” (2 Cor. 4:10). “São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?” (2 Cor. 11:23-29). “Eram marcas físicas e mentais dos sofrimentos enfrentados por causa do evangelho: açoites, torturas etc. Paulo dedio que não o perturbassem porque ele tinha marcas mais importantes que a circuncisão.”

“A palavra marca vem da palavra grega stigmata, da qual a palavra portuguesa estigma também é derivada. Paulo poderia estar se referindo à prática comum de marcar os escravos com a insígnia de seu dono como uma forma de identificação, ou à prática de algumas religiões misteriosas, nas quais um devoto marcava a si mesmo como sinal de devoção. Em todo caso, ‘por ‘marcas de Jesus’, sem dúvida, Paulo se referiu às cicatrizes deixadas em seu corpo pela perseguição e sofrimento (2Co 4:10; 11:24-27). Seus adversários então insistiam em compelir seus conversos gentios a aceitar a marca da circuncisão, como sinal de sua submissão ao judaísmo. Mas Paulo tinha marcas que indicavam de quem ele havia se tornado escravo, e para ele não havia fidelidade a ninguém mais, a não ser a Cristo... As cicatrizes que Paulo havia recebido de seus inimigos, enquanto estava a serviço de seu Mestre, falavam com mais eloquência de sua devoção a Cristo’ (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 6, p. 989).”

“Quais são as ‘marcas’, físicas ou de outra natureza, que você tem por causa de sua fé em Jesus? Em outras palavras, o que sua fé custou a você?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 29 de dezembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos