Criação e recriação

Lições da Bíblia.

8. Que promessas maravilhosas são encontradas nos textos a seguir? Qual é sua ligação com o modelo bíblico da criação, revelado nos primeiros capítulos de Gênesis? “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Is 65:17). Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” (Is 66:22). “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” (2 Pe 3:13). E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Ap. 21:4). “Por meio da justiça de Cristo, Deus recriará a Terra arruinada pelo pecado. Visto que todos serão justos, o ambiente será perfeito como era na criação.”

“Toda a esperança cristã repousa nas promessas de um novo céu e uma nova Terra, sem a devastação que o pecado trouxe à Terra em que habitamos agora. Sem essa esperança e essa promessa, literalmente não temos nenhuma esperança. A promessa da vida eterna é maravilhosa, mas queremos essa vida em um mundo sem os horrores, tristezas e decepções deste mundo. O que poderia ser pior do que a morte eterna, que aguarda os perdidos, do que a vida eterna neste mundo em que a miséria é muitas vezes a regra, e não a exceção?”

“Tudo isso leva a algumas perguntas muito interessantes no que diz respeito às origens e como o Senhor trabalhou no processo da primeira criação, descrita de forma tão magistral em Gênesis 1 e 2. A questão é: O novo céu e a nova Terra serão criados por ordem divina, isto é, como descrito em uma compreensão literal de Gênesis, na qual Deus falou e, em um tempo incrivelmente curto toda a vida passou a existir na Terra, plenamente formada e desenvolvida, sem nada deixado ao capricho, violência e acaso?”

“Ou, ao contrário, o processo de criação significará que a vida terá que suportar novamente as “alegrias” e rigores da seleção natural e sobrevivência do mais apto por bilhões de anos, até que um novo mundo, ‘onde habita a justiça’ (2Pe 3:13, NVI), finalmente apareça?”

“Afinal, se Deus escolheu usar a evolução na primeira vez para criar o mundo, por que Ele faria algo diferente na segunda vez? Se esse foi Seu meio escolhido para realizar a criação original, não seria bom o suficiente para executar a segunda criação?”

“A loucura da ideia de que Deus usaria a evolução para recriar os céus e a Terra é mais uma evidência indicando a insensatez de pensar que Ele criou o mundo dessa forma no princípio. Sem dúvida, cruz, redenção, e a promessa de um novo céu e uma nova Terra são temas inseparavelmente ligados ao relato literal de Gênesis.”

“Tente imaginar como era nosso mundo em sua primitiva beleza. Imagine também como será quando ele for recriado. Nossa mente e coração podem apenas começar a imaginar como será essa beleza. Por que não vale a pena obter algo neste mundo se perdermos o que nos foi prometido?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 12 de janeiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote