Os céus proclamam

Lições da Bíblia.

“Os Salmos contêm ricas coleções de canções de louvor ao Criador. Repetida e alegremente os salmistas se referem às ‘grandes obras’ de Deus.”

“No salmo 19 a progressão de pensamento é audaciosa. Em primeiro lugar, Davi descreve as glórias dos céus e do firmamento, incluindo o sol resplandecente. Ele compara a energia brilhante do sol a um noivo indo para seu casamento e também a um atleta em treinamento [‘Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.’ Sl 19:1-6]. Então, ele relaciona esse esplendor do sol com a perfeição da lei de Deus e o poder de seus preceitos. Assim, o conteúdo da lei é relacionado com a grandeza das ações criativas de Deus [‘A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.’ Sl. 19:7-11].”

“O salmo 92, um ‘cântico para o sábado’, começa com a atitude de louvor de um coração grato. Os que examinam o uso das expressões ‘obras de Tuas mãos’ e ‘Tuas obras’, usadas ao longo dos Salmos (ou em qualquer livro bíblico), notam que a Bíblia inclui um extensivo louvor pela criação do mundo. Quanto mais uma pessoa aprende sobre as obras da criação de Deus, seja o mais ínfimo detalhe visto através de um microscópio, ou a estrela mais distante, ou um planeta visto através de um telescópio, ou qualquer criatura da vida animal (quer ela nade, voe ou caminhe), mais se manifesta o incrível poder da atividade criadora de Deus. Os cientistas continuam a aprender mais e mais, não apenas sobre as diferentes plantas e animais, mas também sobre a interação entre todos os sistemas vivos na complexa rede da vida. Quanto mais aprendem, tudo lhes parece mais surpreendente.”

“[A] mandíbula não é claramente um exemplo de design inteligente. Ao contrário, é uma adaptação imperfeita que ocorreu como resultado da seleção natural, trabalhando com os materiais à mão para encurtar e remodelar o focinho de mamíferos em uma face” (Owen Gingerich, God’s Universe [O Universo de Deus], Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2006, p. 98, 99).

“5. Na infrutífera tentativa cristã de combinar a evolução com a cosmovisão cristã, que ponto importante infelizmente tem sido deixado de lado?” “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” (Ec 7:29). “Tudo foi criado com perfeição, mas o homem pecou e trouxe sofrimento a si mesmo e à natureza.”

“Sem dúvida, o mundo criado revela o amor e o poder do Criador. Mas nosso mundo também foi devastado pelo pecado, pelas cicatrizes e rupturas causadas pelo grande conflito. Vemos os resultados horríveis ao redor de nós na doença, morte, catástrofes naturais e assim por diante. Nenhuma parte da criação terrestre escapa e, certamente, nenhum ser humano fica de fora. E ainda, mesmo em meio a essa devastação, podemos ver o amor e o poder do Criador. A solução é não se concentrar nas coisas ruins, mas nas coisas boas que estão na sua base. Podemos ver, por exemplo, uma cerejeira afetada por uma praga que destrói todas as frutas. A praga, embora perversa, não pode apagar o amor e a bondade reveladas na própria árvore, um amor e bondade que apontam para o caráter do Criador.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 10 de janeiro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos