A Bíblia revela a verdadeira filosofia da História

Lições da Bíblia.

“A Bíblia é a história mais antiga e compreensiva que os homens possuem. Procedeu diretamente da fonte da verdade eterna, e no decorrer dos séculos uma mão divina tem preservado a sua pureza. Ilumina o remoto passado, onde a pesquisa humana em vão procura penetrar. Somente na Palavra de Deus contemplamos o poder que lançou os fundamentos da Terra e estendeu os céus. Unicamente ali encontramos um relato autêntico da origem das nações. Apenas ali se apresenta a história de nossa raça, não maculada do orgulho e preconceito humanos.”

“Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade.”

“A Bíblia revela a verdadeira filosofia da História. Naquelas palavras de beleza e ternura sem-par, proferidas pelo apóstolo Paulo aos sábios de Atenas, apresenta-se o propósito de Deus na criação e distribuição dos povos e nações: Ele ‘de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da Terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação, para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, O pudessem achar’. Atos 17:26 e 27. Deus declara que quem quiser poderá entrar ‘no vínculo do concerto’. Ezeq. 20:37. Era o Seu propósito na criação que a Terra fosse habitada por seres cuja existência fosse uma bênção, a si mesmos e entre si, e uma honra a seu Criador. Todos os que quiserem poderão identificar-se com este propósito. A respeito deles foi dito: ‘Esse povo que formei para Mim, para que Me desse louvor.’ Isa. 43:21.” (Ellen G. White, Educação, p. 173-174).

Perguntas para reflexão

“1. Por muitos anos, filósofos e teólogos têm debatido a espinhosa questão da presciência de Deus e o livre-arbítrio humano. Muitos os têm visto como incompatíveis. Argumentam que, ou não temos livre-arbítrio, ou Deus não conhece todo o futuro. Entretanto, por que as duas posições estão erradas? Quais são as evidências bíblicas de que temos livre-arbítrio? Que evidência temos de que Deus conhece o futuro?”

“2. Um dos ataques mais duros de Satanás foi contra o relato do capítulo 2 de Daniel. Parte de seu ataque foi usar eruditos que afirmaram que Daniel 2 foi escrito cerca de 165 a.C., muito tempo depois que muitos dos eventos preditos nesse capítulo já tinham ocorrido. No entanto, o argumento foi destruído pela própria profecia. Como Daniel poderia ter predito com tanta precisão a divisão de Roma nas nações da Europa moderna, o que não aconteceu até mais de 500 ou 600 anos depois de 165 a.C.? O objetivo de colocar uma data tardia para Daniel foi tentar despojá-lo de seu poder profético. Como podemos ver, essa tentativa falhou de forma lastimável.”

“Resumo: Por mais caótica que a história do mundo pareça, acima de tudo o Senhor está realizando Seus propósitos, e a história humana terminará com a gloriosa segunda vinda de Jesus.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – sexta-feira 02 de março de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos