Evangelismo sequencial e necessidades sentidas
Lições da Bíblia.
“Como já observamos nas semanas anteriores, a descoberta de necessidades sentidas pelos indivíduos ou pela comunidade influenciará nossa forma de abordar as pessoas, os programas e serviços que oferecemos a elas. Quando entendemos as necessidades que as pessoas sentem, estamos em melhores condições de planejar uma sequência de programas que atenda às necessidades básicas, seja do indivíduo ou da comunidade.”
“1. Quais eram as duas necessidades que Jesus desejava suprir? Como podemos fazer o mesmo por aqueles que almejamos alcançar?” “Mas as multidões, ao saberem, seguiram-no. Acolhendo-as, falava-lhes a respeito do reino de Deus e socorria os que tinham necessidade de cura.” (Luc. 9:11). “Ensinava verdades espirituais e supria necessidades físicas, como cura de doenças.”
“Sem dúvida, muitos que vinham a Jesus estavam buscando primeiramente Sua capacidade de aliviar o sofrimento físico. Certamente, Jesus queria ajudá-los fisicamente, mas Ele também desejava atender a uma necessidade que talvez não fosse muito percebida pelas pessoas – a necessidade de cura espiritual.”
“Hoje, ainda que o povo de Deus seja ativo em atender às necessidades das pessoas e da comunidade, ele deve seguir o exemplo de Jesus e, de alguma forma, ajudar a conduzir a mente dos outros para as questões eternas.”
“2. Quais são as cinco necessidades a que devemos atender? Levamos a sério essa missão ou achamos que isso é apenas uma metáfora? Se realmente aceitarmos esse dever, que diferença haverá em nossas ações?” “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mat. 25:35-40). “Alimento, bebida, abrigo, roupa e carinho. Se reconhecermos a importância dessa missão, a demonstraremos na prática.”
“Ministrar de alguma forma em favor daqueles a quem Jesus ama e por quem deu Sua vida é ministrar ao próprio Jesus. Isso demonstra que Ele está intimamente relacionado com Sua criação. Quando as pessoas sofrem, Ele Se preocupa com elas e tem compaixão delas. Devemos fazer o mesmo. Mateus 25:35-40 indica que atender às necessidades das pessoas nem sempre tem que ser parte de uma estratégia fixa da igreja. Quando necessidades são descobertas, devem ser supridas, não importando em que ponto a igreja esteja em sua estratégia sequencial. Embora muitas pessoas avancem de um programa para outro, à medida que seu interesse espiritual aumenta, outras precisam do alimento espiritual imediatamente.”
“A igreja não precisa abandonar a sequência de programas e eventos planejados, mas deve ser capaz de responder a toda eventualidade. Em todos os momentos, a igreja deve ter uma equipe preparada e recursos adequados para ajudar os que precisam.”
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 29 de abril de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.