Medindo o crescimento espiritual

Lições da Bíblia.

“Não há garantia de que influenciamos as pessoas de forma espiritual simplesmente porque transmitimos informações bíblicas por meio de uma palestra pública, seminário ou estudo bíblico. Muitas pessoas têm assistido a uma série evangelística, a um seminário sobre o Apocalipse, a uma série de estudos bíblicos, ou talvez a todos os itens mencionados. Embora possam ter obtido uma compreensão intelectual da verdade bíblica, isso não significa que eles tenham integrado essas verdades à própria vida.”

“Como podemos ter mais certeza de que nossos ouvintes estejam sendo influenciados pela verdade e de que sua vida esteja sendo transformada?”

“Fazer perguntas é uma forma importante e eficiente de avaliar a compreensão e o crescimento espiritual das pessoas, ao longo de cada estudo bíblico. É melhor fazer perguntas abertas que incentivem uma resposta informativa e que não possam ser respondidas simplesmente com um sim ou não.”

“Algumas dessas perguntas podem ser: Em sua opinião, o que esses versos estão nos dizendo? Como você pode compartilhar essa verdade com um amigo? Como você se sente acerca da promessa de Deus para você? Em razão do que foi estudado, que mudanças precisam ocorrer na sua atitude para com os outros e em sua maneira de viver? Como essas verdades o ajudam a amar mais a Jesus? De todas as coisas que você aprendeu, o que mais o impressionou? O que lhe trouxe mais esperança? O que lhe trouxe mais medo?”

“Os estudos bíblicos e as apresentações evangelísticas devem ser planejados em uma sequência lógica e ordenada. Primeiramente, são apresentados os estudos mais simples e fáceis de entender, enquanto os estudos mais complexos da série deverão ser apresentados mais tarde, quando a compreensão do estudante da Bíblia estiver ampliada.”

“7. Por que um Deus que conhece tudo faz perguntas específicas? Fazer perguntas pode ajudar as pessoas a crescer na graça de Deus?” “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? (Gên. 3:9). “Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gên. 3:13). “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?” (Mat. 16:13-15). “Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.” (Mat. 22:41-46). “Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? (Mar. 9:33). Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. (Luc. 2:46). “Para que as pessoas refletissem em sua vida, avaliassem suas crenças, aprendessem novas verdades e crescessem na graça.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 02 de maio de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos