Preparando uma colheita

Lições da Bíblia.

“Conduzir uma pessoa em sua jornada espiritual é como a preparação para uma colheita. Quem já cultivou uma horta sabe que há um prazo definido e uma sequência de passos a seguir para que a desejada colheita seja obtida. Devemos remover as ervas daninhas, cavar o solo, plantar as sementes e regá-las. É necessário também criar o ambiente apropriado para as plantas. Algumas necessitam de plena luz solar, enquanto outras precisam de alguma sombra. Além disso, é necessário proteger as plantas de aves e de pragas de jardim. Em outras palavras, as plantas de uma horta devem ser cuidadas desde o momento em que a semente é colocada no solo até que a planta se torne madura e frutífera. Para pessoas na jornada espiritual, um processo semelhante começa antes do batismo e deve continuar posteriormente. O ideal é que a pessoa seja alimentada até que seja capaz de começar a nutrir outras pessoas. Essa verdade ressalta novamente a natureza vital de uma sequência planejada, que ofereça o prazo correto, execute as medidas certas e crie o melhor ambiente de cuidado e proteção.”

“8. Qual é o nosso desafio com relação à nutrição da semente lançada em terra boa? Que passos devemos dar e qual deve ser o objetivo final do processo?” “Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam. Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.” (Luc. 8:4-15). “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” (João 16:7-8). “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13). “Por meio da Palavra e da convicção do Espírito, ajudar as pessoas, para que elas perseverem, amadureçam e assim produzam frutos.”

“A explicação de Jesus sobre a parábola revela alguns fatos interessantes. O verso 12 sugere que algumas pessoas começaram a crer, mas foram desviadas pelo diabo antes que sua crença fosse firmemente estabelecida. O verso 13 descreve alguns que receberam a palavra com alegria – eles acreditaram por algum tempo, mas, quando tentados, seguiram em outra direção. O verso 14 menciona outro grupo que ouviu, mas não chegou à maturidade cristã. Muitas pessoas começaram a jornada em direção a Cristo e Seu reino, mas em várias etapas do caminho aconteceram coisas que impediram um progresso em seu crescimento.”

Para se obter uma boa colheita, raras vezes é suficiente apenas semear. Nosso desafio, como igreja e como indivíduos, é semear a semente do evangelho e nutrir sequencialmente os que estão começando a jornada até a maturidade.”

“Que parte da parábola melhor descreve sua experiência espiritual? Que escolhas você pode fazer para melhorar sua situação?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quinta-feira 03 de maio de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote