Uma oração de gratidão (1Ts 1:1-3)

Lições da Bíblia.

“Nas palavras de abertura de 1 Tessalonicenses, captamos um vislumbre da abnegação de Paulo. Embora fosse claramente o autor da carta (1Ts 2:18; 3:5; 5:27), ele reconheceu seus colaboradores Silas e Timóteo.”

“1. Que coisas motivaram a gratidão de Paulo, Silas e Timóteo? O que essas coisas significavam na prática? Como se manifestavam na vida diária? Por exemplo, como ‘o trabalho que resulta da fé’ se expressa na nossa maneira de viver?” “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros. Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,” (1 Ts 1:1-3). “O trabalho que resultava da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em Cristo; a religião dos tessalonicenses era demonstrada na prática.”

“A abertura dessa carta é típica das antigas cartas gregas, mas com uma diferença interessante. À típica introdução grega (‘graça’), Paulo acrescentou a saudação familiar judaica ‘paz’ (shalom em hebraico). ‘Graça’ e ‘paz’ – representações apropriadas do que significava a experiência com Jesus.”

“Quem foi Silvano? O nome é o equivalente em latim do nome aramaico “Silas”. Judeus que viviam fora da Palestina geralmente adotavam nomes gregos ou latinos para acompanhar seus nomes judaicos (foi assim que ‘Saulo’ se tornou ‘Paulo’). Silas era um cristão de Jerusalém como Marcos, que foi um dos primeiros companheiros de viagem de Paulo. Permitindo que líderes da igreja de Jerusalém fossem com ele em suas viagens missionárias, Paulo estava fazendo seu melhor para manter a unidade da igreja.”

“2. Que palavras usadas em 1 Tessalonicenses 1:1-3 ficaram famosas devido à forma pela qual apareceram em 1 Coríntios 13? Qual delas recebe a principal ênfase em 1 Coríntios, e por quê?” “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros. Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa , da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,” (1 Ts 1:1-3). “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Cor. 13:13). “Fé, amor e esperança; o amor recebe a ênfase principal porque é a base para a fé e a esperança; o amor é a essência e a motivação correta da religião bíblica.”

“Em suas orações, Paulo se concentrou na realidade, não em uma espiritualidade alucinante. A fé estimula o trabalho sério. O amor genuíno produz muito trabalho. E a esperança requer muita paciência. Nessas palavras, a ênfase está na ação, não em ideias abstratas. A ordem da fé, amor e esperança varia no Novo Testamento, mas o mais importante dos três é listado por último, em todos os casos (veja 1Co 13:13). A ordem em 1 Tessalonicenses 1:3 destaca a importância dos eventos dos últimos dias na mente de Paulo, conforme as duas cartas aos Tessalonicenses.”

“Paulo também estava grato diante de Deus porque se lembrava de como os tessalonicenses haviam respondido ao evangelho. Paulo provavelmente esperava que a resposta emocional positiva dos irmãos aos elogios apresentados os levasse a ser mais receptivos às preocupações que ele logo iria expressar.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 22 de julho de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos