Não como fazem os gentios (1Ts 4:4, 5)

Lições da Bíblia.

“3. O que devemos fazer com nosso corpo? Que exemplo devemos evitar? Que lição esse texto traz para nós?” “que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;” (1 Ts 4:4-5). ”Possuí-lo em santificação e honra; devemos evitar o desejo de lascívia, comum entre os gentios; para não ser dominado pelo pecado, precisamos conhecer a Deus.”

“Embora a moral discutida pelos filósofos na lição 3 atacasse muitas formas de excesso sexual, nos dias de Paulo, a sociedade pagã tinha pouca ou nenhuma restrição sexual. De acordo com o famoso orador pagão Cícero, ‘se há alguém que pensa que os jovens deveriam ser proibidos de ter um relacionamento sexual, mesmo com as prostitutas, sem dúvida, é muito rigoroso... mas sua visão é contrária não apenas à licenciosidade desta época, mas também aos costumes e concessões de nossos antepassados. Pois quando isso não foi uma prática comum? Quando isso foi condenado? Quando foi proibido?’ (citado em Abraham Malherbe, ‘As Cartas aos Tessalonicenses’, The Anchor Bible, v. 32B; New York, Doubleday, 2000, p. 235, 236).”

“Hoje em dia, muitos rejeitam qualquer tipo restrição sexual. Acham que passagens como 1 Tessalonicenses 4:4, 5 foram relevantes principalmente em algum outro tempo e lugar. Mas o mundo antigo não era mais contido sexualmente do que nosso mundo de hoje. A mensagem de Paulo não seria mais aceitável na sociedade daquele tempo do que na de hoje.”

“A solução de Paulo para o problema do excesso sexual é que cada homem deve ‘possuir o seu vaso’ (1Ts 4:4, RC). A palavra traduzida como ‘possuir’, em grego normalmente significa ‘adquirir’. O significado de ‘adquirir seu vaso’ não é claro. Se com o termo ‘vaso’ Paulo quis dizer ‘mulher’ (essa era uma expressão antiga comum para mulher; 1Pe 3:7 ‘Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.’), ele estava dizendo que todo homem deve procurar um casamento honroso a fim de evitar a promiscuidade sexual.”

“Mas a maioria das traduções modernas entendem que a palavra ‘vaso’ se refere ao próprio corpo do homem. Nesse caso, a expressão ‘possuir o seu vaso’ deve ser interpretada como ‘saiba controlar o seu próprio corpo’ (NVI).”

“Em ambos os casos, Paulo claramente confronta a frouxidão moral de sua época. Os cristãos não devem se comportar como os ‘gentios’. A norma da sociedade em geral não deve servir de regra para nós. O sexo é santo, separado para o casamento entre um homem e uma mulher. Como Paulo ressalta em 1 Tessalonicenses 4:6, o sexo nunca pode ser um assunto casual. Quando praticado fora das normas estabelecidas por Deus, é inevitavelmente destrutivo. Quem já não viu na vida de outros, ou na própria vida, o quanto esse dom pode ser destrutivo, quando abusamos dele?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 14 de agosto de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos