Os dois lados do juízo

Lições da Bíblia.

“1. Leia Gênesis 3:15-24. De que maneira Deus julgou Adão e Eva, nos aspectos positivo e negativo?” “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes. E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu. Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gên 3:15-24). “Negativo: Sofrimento na gravidez; mulher dominada pelo marido; Terra amaldiçoada; fadigas; espinhos e ervas daninhas; morte; casal expulso do Éden. Positivo: Família mantida; filhos preservariam a vida; a Terra daria o sustento; a morte seria um descanso; a esperança foi vista nas vestes de peles e na profecia sobre a inimizade.”

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.” (1Ts 5:1-11)

“Embora a palavra específica não ocorra em 1 Tessalonicenses 5:1-11, o texto está muito relacionado com esse assunto. Paulo queria que os crentes de Tessalônica estivessem cientes de que o juízo de Deus não se limita a algo que acontece no Céu no fim do tempo. Ao contrário, o juízo tinha consequências reais para sua vida cotidiana.”

“Hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tema do juízo. Elas não gostam da implicação de negativismo e ameaça. Mas o conceito bíblico de juízo é mais amplo do que apenas ameaça, condenação e execução. Há também o lado positivo. Ações simples de misericórdia e bondade não passam despercebidas nem ficam sem recompensa (Mt 10:42). Deus vê tudo o que fazemos, seja positivo ou negativo, e tudo tem um significado no plano mais amplo.”

“A dupla natureza do juízo é evidente nas primeiras narrativas da Bíblia. No Jardim do Éden, Deus julgou negativamente o pecado de Adão e Eva. Houve consequências do pecado em relação ao parto, à agricultura e ao lugar em que lhes foi permitido viver. Ao mesmo tempo, Deus os julgou positivamente. Ele criou inimizade entre eles e Satanás e misericordiosamente os vestiu com peles para que não sofressem excessivamente no ambiente em mudança. Ainda mais importante: essas peles simbolizavam a justiça de Cristo, que também cobriria seus pecados.”

“Em Gênesis 4, Deus julgou Caim negativamente, enviando-o ao exílio. Mas Caim também recebeu um juízo positivo. Deus colocou nele um sinal para que ninguém o matasse. Na época do Dilúvio, Deus julgou negativamente a humanidade por meio da destruição do Dilúvio, mas também positivamente, provendo a arca como meio de escape (Gn 6-9:17).”

“Em Gênesis 11, Deus confundiu as línguas e espalhou a humanidade por toda a Terra (negativo). Onde está o juízo positivo? Encontra-se no chamado de Abraão para ser uma bênção para ‘todas as famílias da Terra’ (Gn 12:3), as mesmas pessoas que foram dispersas anteriormente, nos anos da torre de Babel (Gn 11:9).”

“Como a verdade de Cristo como nosso substituto no juízo torna esse juízo positivo para nós? Por que devemos ter sempre em mente essa importante verdade quando pensamos sobre o juízo?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – domingo 26 de agosto de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos