Os mortos em Cristo (1Ts 4:13-18) Vídeo

Lições da Bíblia.
Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

Muitos dão a esta passagem [1Ts 4:14] a interpretação de que os que dormem serão trazidos com Cristo do Céu; mas Paulo quis dizer que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, também Deus chamará de suas sepulturas os santos que dormem e os levará consigo para o Céu” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 259).
“Os tessalonicenses tinham se apegado com avidez à ideia de que Cristo havia de vir para transformar os fiéis que estivessem vivos, levando-os com Ele. Haviam cuidadosamente guardado a vida de seus amigos, para que não morressem e perdessem assim a bênção que eles aguardavam receber na vinda de seu Senhor. Porém, um após outro, seus amados foram separados deles. Com angústia, os tessalonicenses tinham contemplado pela última vez o rosto de seus mortos, quase não ousando esperar encontrá-los na vida futura.
“Ao ser a epístola de Paulo aberta e lida, grande alegria e consolação foi levada à igreja pelas palavras que revelavam o verdadeiro estado dos mortos. Paulo mostrou que os que estivessem vivos quando Cristo voltasse não iriam ao encontro do seu Senhor precedendo os que tinham dormido em Jesus” (Ibid., p. 258).
Perguntas para reflexão
1. Comente o significado de “viver como adventista”. Que aspectos de nossas crenças devem ser refletidos em um estilo de vida distintivo?
2. Pense na queda da humanidade, no plano da salvação, e na promessa da vida eterna. O que Jesus fez que nos dá a esperança de que a morte não será para sempre? Como a ressurreição de Jesus nos oferece esperança de que nós seremos ressuscitados? Como podemos obter conforto no plano da salvação, especialmente quando a morte parece tão definitiva, tão completa e tão implacável?
3. Peça que a classe leia 1 Tessalonicenses 4:13-18. Que esperança encontramos no texto?
Resumo: Paulo corrigiu uma série de equívocos sobre o estado dos mortos e os acontecimentos em torno da volta de Jesus. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e todos os crentes subirão ao encontro dEle. Os fiéis podem obter grande conforto em saber que a separação dos entes queridos cristãos é apenas temporária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos