A breve resposta de Paulo (2Ts 2:3, 4)

Lições da Bíblia.

“No curto intervalo entre 1 e 2 Tessalonicenses, os membros da igreja de Tessalônica ficaram confusos sobre o significado do que Paulo havia escrito na primeira carta. Eles chegaram à conclusão de que a segunda vinda de Cristo estava próxima ou já havia ocorrido de algum modo secreto (‘a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.’ 2 Ts 2:2). Qual foi a breve resposta de Paulo a esse problema? ‘Isso não pode ser verdade. Há muitas coisas que ainda não aconteceram.’

“A confusão em Tessalônica fez com que Paulo escrevesse seu esboço mais extenso dos eventos finais. Sem essa resposta do apóstolo, uma mensagem importante não teria sido preservada.”

“2. O que Paulo nos diz sobre ‘o homem da iniquidade’? Que princípios nos ajudam a entender o que ele estava apresentando?” “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.” (2 Ts 2:3-4). “Ele se opõe e se levanta contra Deus, se assenta no santuário de Deus e ostenta-se como se fosse Deus.”

“No original, os versos 3 e 4 são uma frase incompleta. A expressão ‘porque isto não acontecerá’ (RA), ‘não será assim’ (RC) ou ‘Antes daquele dia’ (NVI) está faltando no grego e foi inserida na maioria das traduções. Paulo relacionou as coisas que devem acontecer antes da vinda de Jesus. Haverá uma ‘apostasia’ (da palavra grega apostasia, equivalente a abandono da fé), e depois ‘o homem da iniquidade’ será revelado. Essa revelação é descrita em 2 Tessalonicenses 2:8-10 como ação de Satanás (NVI) pouco antes da segunda vinda de Cristo (o que examinaremos em detalhes na lição de quarta-feira). Mas, antes dessa revelação da iniquidade, haveria um período de ‘mistério’ e restrição (‘E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;’ 2 Ts 2:6-7).”

“O verso 4 é uma descrição do homem do pecado (ou ‘iniquidade’), que operaria secretamente por algum tempo e, finalmente, seria revelado. Ele se oporia a Deus, se exaltaria acima de Deus, se assentaria no templo e proclamaria ser Deus. Esse verso está repleto de alusões a textos do Antigo e do Novo Testamento. O ‘oponente’ lembra Satanás em Zacarias 3:1. A exaltação de si mesmo acima de Deus e a usurpação do lugar de Deus no templo celestial lembra o chifre pequeno de Daniel 8. A ostentação de si mesmo ‘como se fosse o próprio Deus’ lembra Satanás em Isaías 14 e Ezequiel 28; isso aponta também para o poder blasfemador de Daniel 11:36-39. Assim, a descrição do homem do pecado contém elementos que apontam tanto para o próprio Satanás quanto para um perverso agente de Satanás ao longo da história cristã.”

“De que maneiras sutis podemos ter o mesmo tipo de atitude reveladas pelo ‘homem do pecado’?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 17 de setembro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos