O Anticristo revelado (2Ts 2:8-10)

Lições da Bíblia.

“5. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-10. Como podemos entender esses eventos? O que é especialmente importante a respeito da expressão ‘não acolheram o amor da verdade’?” então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” (2 Ts 2:8-10). “O anticristo será destruído pela glória de Cristo, porque não poderá suportar a contemplação do Senhor; ele é um instrumento de Satanás; o anticristo engana aos que não amam a verdade e, por isso, não se salvam.”

“O homem da iniquidade foi introduzido em 2 Tessalonicenses 2:3, 4. Durante grande parte da história cristã, ele operou para enfraquecer a lei de Deus (principalmente o sábado) e usurpar poderes que pertencem somente a Cristo. Em passagens como Daniel 7:20-25 [‘e também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça e do outro que subiu, diante do qual caíram três, daquele chifre que tinha olhos e uma boca que falava com insolência e parecia mais robusto do que os seus companheiros. Eu olhava e eis que este chifre fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles, até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino. Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele mesmo reino; e, depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.’] (o chifre pequeno) e Apocalipse 13:1-7 [‘Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;’] (a besta que surge do mar), esse mesmo poder atua após a queda do Império Romano pagão, combinando a autoridade religiosa com o poder secular para perseguir os santos de Deus. O papado é o único poder na história que se ajusta a todas as especificações dessas profecias. Muitos intérpretes da Idade Média, e até hoje, têm designado essa instituição como o Anticristo (somente nos últimos dois séculos, a grande maioria dos cristãos tem se afastado dessa interpretação, uma mudança interessante à luz do nosso entendimento dos eventos dos últimos dias). Essa identificação do papado se encaixa nas especificações de 2 Tessalonicenses 2, de que o homem da iniquidade seria tanto masculino (uma pessoa) quanto neutro (um poder ou instituição mundial).”

“No verso 7, ‘mistério da iniquidade’ é uma designação adequada para sua atividade. Mas no fim da história, pouco antes da segunda vinda de Jesus, haverá um desafio aberto a Deus e Suas leis, de modo ainda mais abrangente. A continuidade dos poderes, tanto nesse como em outros textos (Dn 7 e Ap 13), indica que, no fim do tempo, o papado também desempenhará um papel importante.

“6. Que obra anterior de Deus ao longo da história será falsificada por Satanás no engano final? Compare 2Ts 2:9 com At 2:22.” “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,” (2 Ts 2:9). “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;” (Atos 2:22). “A obra de Jesus, que realizou milagres, prodígios e sinais entre o povo, para instruir, salvar e libertar; o homem da iniquidade falsificará essa obra, para dizer que Cristo veio novamente, e assim enganar, destruir e escravizar.”

“O texto para hoje abre a cortina para revelar um anticristo ainda maior por trás daquele que atuou entre as nações no curso da história. O próprio Satanás é o autor e consumador dos enganos do tempo do fim. À medida que se aproxima a vinda de Jesus, os eventos irão forçá-lo a um ato final de desespero. Ele deixará a prudência de lado e aparecerá pessoalmente para imitar o ministério terreno de Jesus (veja a lição de sexta-feira). Por meio de falsos milagres, ele tentará desviar a atenção das pessoas do evangelho (a vida, morte e ressurreição de Jesus) e até mesmo da segunda vinda de Cristo.”

“Pense na ideia do ‘amor da verdade’. Como podemos receber esse amor? Por que é tão importante receber esse amor a fim de não ser envolvido por enganos espirituais, especialmente nos últimos dias? Como podemos aprender a acolher ‘o amor da verdade?’”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – quarta-feira 19 de setembro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote