A imagem de Deus: parte 1

Lições da Bíblia.

Como vimos ontem, Adão e Eva foram pessoas literais. Não símbolos ou mitos, mas seres reais de carne e osso feitos ‘à imagem de Deus’. Obviamente, ser criado à imagem de Deus é algo bom, sagrado, algo que nos confere valor inerente. No entanto, o que isso realmente significa?

3. Leia atentamente Gênesis 1:26. Que declaração de intenção parece estar ligada à criação do homem â imagem de Deus? Isto é, Deus disse que a humanidade devia ser feita à Sua imagem e, como resultado, algo ocorreu imediatamente. O que foi isso, e como nos ajuda a compreender o conceito de ‘imagem de Deus’? “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.” (Gên 1:26). “O homem foi criado a imagem de Deus, para que pudesse, como representante de Deus, exercer domínio sobre a natureza e os animais.”

Gênesis 1:26 é a declaração de intenção de Deus. Deus cria o homem à Sua imagem e, em seguida, ordena que ele faça alguma coisa. Ser criado à imagem de Deus parece ser necessário para uma determinada função, no caso, ter ‘domínio’ sobre o restante do que havia sido criado. Portanto, ‘a imagem de Deus’ aponta para faculdade físicas, intelectuais, sociais e espirituais necessárias para que a humanidade cumprisse o propósito de Deus para ela. Qualquer que fosse o significado de ter ‘domínio sobre’ o restante da criação, isso certamente incluía respeito, cuidado e correta mordomia. A humanidade devia, talvez, relacionar-se de modo dinâmico com a ordem ‘inferior' de criaturas de uma forma que refletisse o modo pelo qual Deus Se relacionava com os seres humanos. Ser feito à imagem de Deus significa também que os seres humanos deviam representa-la, no mundo. Que responsabilidade!

“4. O que mais significa ser feito à imagem de Deus?” “Enviaram-lhe então alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Aproximando-se, pois, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e de ninguém se te dá; porque não olhas à aparência dos homens, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus; é lícito dar tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, respondeu-lhes: Por que me experimentais? trazei-me um denário para que eu o veja. E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes Jesus: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe: De César. Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele.” “Mc 12:13-17. Cumprir os deveres cívicos; dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

“A mensagem prática de Jesus parece ser: ‘Dê a César o seu dinheiro, pois a imagem de César esta no dinheiro e, portanto, pertence a ele. Mas deem a si mesmos a Deus. Vocês têm Sua imagem, e pertencem a Ele' (Millard J. Erickson, Cliristian Theology [Teologia Cristã]; Michigan; Baker Book House, 1998, p. 515).”

“Como isso deve ser traduzido em termos práticos? Muito provavelmente, também demonstramos que temos a imagem de Deus em nosso amor, comprometimento e lealdade a Ele, bem como na maneira pela qual tratamos os outros. Lembre-se: Ser feito à imagem de Deus pode envolver qualquer outra coisa, mas significa também algo manifestado por nossas ações.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 15 de outubro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos