A natureza da inspiração

Lições da Bíblia.

“’Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual. A mente divina é difusa. A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus’ (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 21). Como essas palavras nos ajudam a entender como funciona a inspiração bíblica?”

“Em relação à inspiração, às vezes as pessoas ficam confundidas com o que, muitas vezes, são considerados textos problemáticos. Considere, por exemplo, o texto da inscrição acima da cruz de Jesus, conforme descrito nos evangelhos. De acordo com Mateus 27:37, a inscrição diz: ‘Este é Jesus, o Rei dos judeus’; de acordo com Marcos 15:26, diz: ‘O Rei dos judeus’; de acordo com Lucas 23:38, diz: ‘Este é o Rei dos judeus’. Como devemos entender essas diferenças?”

“Como a Bíblia diz, ‘toda a Escritura é inspirada por Deus’ e é confiável. No entanto, recebemos relatos diferentes da inscrição na cruz de Jesus. Esses dois pontos em conjunto podem nos ajudar a entender como a inspiração funciona. Esse caso mostra que a inspiração permite diferentes expressões de uma ideia ou evento, na medida em que essas expressões os descrevem adequadamente. Quando textos semelhantes expressam a mesma ideia de modo adequado, como nas inscrições sobre a cruz, a inspiração os harmoniza. Por outro lado, onde são necessários detalhes específicos, como em 1 Reis 6:1, a inspiração os apresenta e devemos confiar neles.”

“4. Que aparentes diferenças existem nos relatos da morte de Judas?” “Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram;” (Atos 1:18). “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.” (Mat. 27:5). ”Mateus diz: enforcou; Atos diz: ‘precipitando-se, rompeu-se pelo meio’, e as suas entranhas se derramaram; o verbo precipitar também pode significar inchar: depois de se enforcar, seu corpo inchou e se rompeu.”

“Durante muito tempo, os críticos da Bíblia afirmaram que esses versos davam relatos conflitantes sobre a morte de Judas. No entanto, uma pesquisa recente mostrou que a palavra traduzida como ‘precipitando-se’ (‘caiu de cabeça’, NVI) em Atos 1:18, também significa ‘inchando’. Portanto, é provável que, depois de se enforcar, Judas não tenha sido descoberto até que seu cadáver estivesse inchado, o que teria feito com que suas entranhas se arrebentassem. O ponto é que, aquilo que a princípio parecia ser contraditório demonstrou harmonia.”

“A maior parte da Bíblia não é problemática. Nos poucos lugares em que algumas questões permanecem sobre aparentes ‘erros’ ou ‘contradições’, a atitude prudente é humildade. Muitas pessoas naufragaram na fé, ao focalizar os ‘problemas’ dos textos. Não fomos chamados para julgar a Palavra. Em vez disso, fomos chamados para obedecer a ela.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 08 de outubro de 2012. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos