Casamento ideal

Lições da Bíblia.

“O escritor William Faulkner certa vez chamou o casamento de ‘fracasso’ e escreveu que ‘a única maneira de encontrar alguma paz nele é [...] manter a primeira [esposa] e ficar tão longe dela quanto possível, com a esperança de algum dia sobreviver a ela’. Que comentário triste sobre o estado de muitos casamentos!”

“5. Leia Marcos 10:7-9. Que texto Jesus citou nessa passagem? Quais características de um bom casamento podemos encontrar nessas palavras de Jesus?” “Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” (Marcos 10:7-9 RA). “Gênesis 2:24: ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. O bom casamento envolve independência dos pais, intimidade e compromisso duradouro. Para Deus, o casamento envolve apenas um homem com uma apenas uma mulher.”

“Os benefícios de deixar os pais a fim de formar um lar com um cônjuge são tão bem conhecidos que dificilmente precisam ser mencionados. Problemas com sogros são uma das principais causas de discórdia conjugal. Um dos primeiros passos a tomar ao estabelecer um lar feliz é respeitar a independência dos cônjuges pelo estabelecimento de uma casa separada da casa dos pais, quando possível. Quando não é possível, a privacidade e intimidade do casamento ainda deve ser respeitada.”

“A unidade é outra característica de um bom casamento. Unidade não significa que os dois parceiros devam desistir de pensar por si mesmos, mas que eles devem estar unidos no propósito de fazer o melhor um pelo outro e por sua união.”

“Jesus também enfatizou a natureza permanente do casamento. O casamento não é um relacionamento casual a ser celebrado ou descartado à vontade. É um compromisso de vida. Os que não estão preparados para se comprometer por toda a vida devem adiar esse passo até que estejam prontos.”

“6. Quais são os princípios de um bom casamento?” As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:22-25 RA). “Submissão. A vida familiar é uma extensão da vida espiritual. Amor abnegado. O relacionamento entre marido e mulher simboliza a ligação entre Deus e a igreja.”

“É privilégio do marido se dedicar à sua esposa no serviço de amor, como Cristo se entregou pela igreja. Por sua vez, a esposa deve respeitar o marido e cooperar no trabalho em direção aos objetivos mútuos. Aqui está a solução para a discórdia que o pecado trouxe ao relacionamento conjugal. Amor abnegado será retribuído com amoroso respeito e felicidade mútua. Nossos lares podem ser uma antecipação do Céu.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 26 de fevereiro de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos