Jesus e o sábado

Lições da Bíblia.

“5. Leia Marcos 2:27, 28. Que verdade fundamental sobre o sábado Jesus revelou? Como podemos aplicar esse princípio à nossa experiência com o sábado?” “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.” (Marcos 2:27, 28 RA). ”O sábado foi feito para o homem. É uma bênção concedida pelo Senhor.”

“Jesus e Seus discípulos tinham acabado de passar por um campo de cereais. Os discípulos, com fome, tinham apanhado algumas espigas para comer. O ato de colher o cereal enquanto a pessoa estivesse passando por um campo não era problema, visto que as regras da sociedade permitiam isso. A alimentação é uma necessidade, e era perfeitamente aceitável que os discípulos saciassem a fome comendo o que encontrassem enquanto caminhavam. O problema era que os líderes religiosos consideravam mais importantes do que as necessidades humanas as regras inventadas por eles mesmos para a observância do sábado. Esse era um ponto permanente de controvérsia entre Cristo e os fariseus. A resposta de Jesus indica que as prioridades deles estavam erradas. O sábado deve ser um dia de bênção para o ser humano e não ser usado como desculpa para prolongar o sofrimento.”

“6. Que outra atividade Jesus fez no sábado, apesar da controvérsia que isso gerou?” “Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. (Mateus 12:9-13 RA); Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.” (Lucas 13:10-17 RA); “Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:1-17 RA). “Jesus curou o homem da mão ressequida, curou a mulher encurvada e o paralítico junto ao tanque de Betesda.”

“A questão da validade do sábado não surgiu em nenhuma das controvérsias registradas nos evangelhos sobre esse dia. Ao contrário, o assunto era como o sétimo dia devia ser guardado e não se devia ser abolido ou substituído.”

“O exemplo de Jesus mostra não apenas que o sábado continua sendo algo que deve ser observado, mas também mostra como deve ser observado. E uma coisa que podemos ver claramente a partir de Seu exemplo é que o trabalho feito no sábado para ajudar a abrandar o sofrimento humano não é transgressão do sábado. Ao contrário, o exemplo de Jesus mostra que fazer o bem ao semelhante é exatamente a maneira de guardar o sábado.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – terça-feira 12 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos