O rico significado do descanso sabático

Lições da Bíblia.

“3. Leia Deuteronômio 5:12-15. Em que aspecto a ênfase do mandamento do sábado aqui difere da ênfase de Êxodo 20:8-11?” “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado. (Deuteronômio 5:12-15 RA); “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êxodo 20:8-11 RA). “Deuteronômio destaca a [igualdade entre senhor e servo na observância do sábado, no entanto o destaque se encontra na] libertação da escravidão egípcia como [mais uma] razão para a observância do sábado. Êxodo enfatiza a criação.”

“Naquela ocasião, Moisés lembrou aos israelitas que eles deveriam guardar o sábado porque Deus os tinha livrado do Egito. O texto não diz nada sobre os seis dias da criação nem sobre o sábado sendo o descanso de Deus. Em vez disso, a ênfase está na salvação, libertação e na redenção; nesse caso, redenção do cativeiro egípcio, que é símbolo da verdadeira redenção que temos em Jesus (‘Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual’ 1 Coríntios 10:1-3 RA). Em outras palavras, não há conflito entre os textos, nenhuma justificativa para tentar usar uma passagem para negar a verdade da outra. Moisés estava mostrando que as pessoas pertencem ao Senhor, em primeiro lugar pela criação, e, em seguida, pela redenção.”

“4. Leia Ezequiel 20:12 e Êxodo 31:13. Que outra razão temos para observar o sábado?” “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” (Ezequiel 20:12 RA). “Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. (Êxodo 31:13 RA). “O sábado é um sinal entre Deus e o povo que Ele santifica.”

“As passagens que mencionam a santificação nos lembram de que só Deus pode nos tornar santos. Somente o Criador pode criar um novo coração dentro de nós.”

“Considere três razões para a observância do sábado e como elas estão relacionadas. Primeira: guardamos o sábado em reconhecimento do fato de que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Segunda: observamos o sábado porque Deus é Aquele que nos redimiu e nos salvou em Cristo. Terceira: guardamos o sábado porque Ele é o único que nos santifica, o que ocorre apenas pelo poder criador de Deus (‘Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.’ Salmos 51:10 RA; ‘E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.’ 2 Coríntios 5:17 RA).”

“Portanto, as teorias que negam a criação em seis dias tendem a diminuir a graça de Deus e aumentar o valor de nossos próprios esforços a fim de nos tornarmos bons o suficiente para obter a salvação. A história da criação nos lembra da nossa total dependência da graça e do sacrifício de Cristo em nosso lugar.”

“Como o sábado nos ajuda a entender melhor nossa absoluta necessidade da graça de Deus para tudo na vida? Como esse conhecimento deve influenciar nossa maneira de viver?”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina (LES) – segunda-feira 11 de março de 2013. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES e é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos