Não tema!

Lições da Bíblia.

“Ageu 2:1-5 apresenta um momento interessante no grande reavivamento que estava ocorrendo entre o povo de Deus. Cerca de um mês após o começo da edificação do templo, Deus enviou uma palavra de incentivo por meio de Ageu para o remanescente que havia decidido, mesmo sem recursos suficientes, reconstruir a casa de Deus conforme a orientação dos profetas. Ageu perguntou aos anciãos como o estado do templo se comparava à sua aparência antes do exílio. O aspecto do templo reconstruído não correspondia à glória anterior. As pessoas podem ter ficado desencorajadas porque não tinham condição de reproduzir o esplendor do templo de Salomão, que havia existido no mesmo lugar.”

“3. O que Deus mandou dizer ao povo e aos líderes de Sua obra?” “Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.” (Ageu 2:4-5 RA). “Sejam fortes; trabalhem, porque Eu estou com vocês e Meu Espírito está entre vocês.”

“O profeta encorajou o povo a continuar trabalhando porque o Espírito de Deus estava com eles. Ele pediu que todos os membros da comunidade remanescente fossem fortes e trabalhassem arduamente por causa da presença do Deus Todo­poderoso em seu meio. As palavras de Ageu aos líderes foram: ‘Sê forte’, ‘Não temais’. Elas soam como as palavras do Senhor a Josué após a morte de Moisés (Js 1:5-9). Quanto menores e mais fracos fossem os recursos de Israel, maior seria sua necessidade de fé em Deus. O profeta declarou que, no fim, o Senhor tornaria a glória do último templo maior do que sua glória anterior. Isso se tornou realidade, no entanto, somente porque Alguém maior do que o templo havia chegado (‘Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo.’ Mt 12:6).”

“A presença do Espírito Santo confirmou a continuidade do reino de Deus em Israel. O Espírito de Deus, que tinha guiado Moisés e os anciãos, e que enviara profetas com mensagens inspiradas, estava no meio do remanescente. A resposta piedosa dos líderes e do povo testemunhou acerca da reforma espiritual que havia ocorrido. O Espírito Santo estava presente ao renová-los e aproximá-los de seu Deus. A presença do Espírito de Deus garantiu também a plenitude das bênçãos. O profeta encorajou os membros da comunidade a trabalhar para que as promessas divinas se cumprissem.”

“Ageu ministrou a Palavra de Deus às pessoas que conheciam as dificuldades da vida e a decepção da esperança não realizada. Ele atraiu a atenção delas para Deus, que é fiel e que esperava que os cidadãos da nova comunidade fossem responsáveis para com Seu reino, perseverando em fazer o bem e, assim, encontrando verdadeiro significado e propósito em sua vida.”

“Um homem que havia desistido de crer em Deus, deixou uma nota de suicídio de 1.900 páginas. A certa altura, ele escreveu: ‘Todas as palavras, pensamentos e emoções se voltam para um problema central: A vida não tem sentido.’”

“Como nossa crença em Deus e nossa vontade de obedecer a Ele dão sentido à vida?”

Terça-feira, 04 de junho de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos