Reavivados pela Palavra

Lições da Bíblia.

“1. Leia cada um dos versos abaixo. Na primeira linha escreva a súplica. Na segunda linha escreva a circunstância que levou Davi a fazer a súplica.” “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.” (Salmos 119:25 RA); Estou aflitíssimo; vivifica-me, SENHOR, segundo a tua palavra.” (Salmos 119:107 RA); Atenta para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei. Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.” (Salmos 119:153-154 RA). “Sl 119:25, 107, 153, 154: Vivifica-me segundo a Tua Palavra, liberta-me. Circunstância: Humilhação e aflição.”

“2. Nos Salmos, Davi falou sobre as bênçãos da Palavra em sua vida espiritual. Leia os seguintes versos do Salmo 119 e escolha uma palavra de cada verso que melhor resume as bênçãos que o salmista descobriu nessa Palavra.” “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” (Salmos 119:50 RA); “Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.” (Salmos 119:74 RA); Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.” (Salmos 119:116 RA); “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” (Salmos 119:130 RA); “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.” (Salmos 119:160 RA); “Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a tua palavra.” (Salmos 119:169 RA); “Chegue a minha petição à tua presença; livra-me segundo a tua palavra.” (Salmos 119:170 RA). “Verso 50: Consolo; 74: esperança; 116: amparo; 130: iluminação; 160: verdade; 169: entendimento; 170: libertação.”

“Davi encontrou coragem e força na Palavra de Deus. Nela, ele descobriu esperança e orientação divina. A Palavra trouxe luz à sua mente obscurecida (Sl 119:130), alimentou seu coração faminto e saciou sua alma sedenta (Sl 119:81). Quando Saul ameaçou matá-lo, ele se apegou à promessa divina de livramento (Sl 34:4). Atormentado pela culpa depois de sua relação adúltera com Bate-Seba, ele se apegou à promessa do perdão de Deus (Sl 32:1, 2). Perplexo a respeito do futuro, agarrou-se à promessa de orientação divina (Sl 32:8). Davi exclamou com alegria: ‘A Tua palavra me vivificou’ (Sl 119:50, RC). A base do reavivamento é encontrar nova vida na Palavra de Deus.”

“Como você pode aprender a encontrar na Palavra de Deus esperança, força, segurança e luz? Isto é, como pode ter uma experiência mais profunda com o Senhor ao conhecê-Lo como Ele é revelado na Bíblia?”

Domingo, 14 de julho de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos