A vontade de Deus e Sua Palavra

Lições da Bíblia.

“Toda verdadeira espiritualidade está focalizada em conhecer a Deus e cumprir Sua vontade (Jo 17:3; Hb 10:7). Qualquer suposto ‘reavivamento’ que focalize a experiência, em lugar do compromisso de obedecer à Palavra de Deus erra completamente o alvo. O Espírito Santo nunca nos conduzirá numa direção diferente daquela indicada pela Palavra de Deus. O Espírito Santo nos guia à Palavra (2Tm 3:15, 16). A Palavra de Deus é o fundamento e o centro de todo verdadeiro reavivamento.”

“1. O que as seguintes passagens do Salmo 119 revelam sobre o reavivamento e a Palavra de Deus? Quais são as qualidades espirituais que a Palavra de Deus desenvolve em nossa vida? Sl 119:25, 28, 49, 50, 67, 81, 105, 116, 130, 154. Na prática, o que significam essas promessas?” “A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.” (Salmos 119:25 RA) “A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.” (Salmos 119:28 RA) “Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.” (Salmos 119:49-50 RA) “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” (Salmos 119:67 RA) “Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.” (Salmos 119:81 RA) Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105 RA) Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.” (Salmos 119:116 RA) “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” (Salmos 119:130 RA) Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.” (Salmos 119:154 RA). “A Palavra de Deus traz reavivamento, salvação, luz, esperança, entendimento e força para superar as tristezas. Obediência à Palavra faz parte do reavivamento.”

“Em Seu sermão sobre o Pão da vida, Jesus explicou a essência de todo reavivamento e o fundamento de toda a vida espiritual. Ele declarou: ‘O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida’ (Jo 6:63). Essa declaração é extremamente significativa. O Espírito Santo, que é a fonte de todo reavivamento espiritual, fala através da Palavra de Deus, a fim de dar aos que a recebem pela fé, uma profunda vida espiritual. O reavivamento ocorre quando o Espírito Santo imprime as palavras de Jesus em nossa mente. Por isso o Salvador disse: ‘Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ (Mt 4:4).”

“Em muitos dos avivamentos ocorridos durante o último meio século, têm operado, em maior ou menor grau, as mesmas influências que se manifestarão em movimentos mais extensos no futuro. Há uma agitação emotiva, uma mistura do verdadeiro com o falso, muito apropriado para corromper. Contudo, ninguém necessita ser enganado. À luz da Palavra de Deus não é difícil determinar a natureza desses movimentos. Onde quer que os homens negligenciem o testemunho da Escritura Sagrada, desviando-se das verdades claras que servem para provar a alma e que exigem a renúncia de si mesmo e do mundo, podemos estar certos de que ali não é outorgada a bênção de Deus” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 464, 465).

“A essência do verdadeiro reavivamento é descobrir a vontade de Deus manifesta em Sua Palavra. Jesus era cheio do Espírito Santo. Desde o Seu nascimento até Sua morte, Ele foi conduzido e fortalecido pelo Espírito Santo.”

Domingo, 18 de agosto de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos