Apelo no Apocalipse para reforma em Éfeso

Lições da Bíblia.

“As sete igrejas descritas em Apocalipse 2 e 3 representam a igreja cristã ao longo dos séculos. Essa visão tem sido aceita por estudiosos da Bíblia através dos séculos. Teólogos adventistas do sétimo dia historicamente têm também assumido essa posição. O anjo instruiu João: ‘Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas’ (Ap 1:19). A visão das sete igrejas diz respeito ao passado, presente e futuro. Ela registra os triunfos da igreja de Deus, assim como seus fracassos. Compartilha as vitórias da igreja, bem como suas derrotas. Embora as sete igrejas representem uma continuidade histórica da fé cristã através dos séculos, há lições vitais em cada uma dessas igrejas para o povo de Deus hoje. Éfeso, por exemplo, apresenta uma notável ilustração do apelo celestial em favor de reavivamento e reforma.”

“4. Leia Apocalipse 2:1-6. Quais são as virtudes dessa igreja? Quais são os problemas?” “A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.” (Apocalipse 2:1-6 RA). “Trabalho, paciência, rejeição do mal e perseverança em promover o nome de Cristo. Problemas: deixou o primeiro amor, caiu e abandonou as primeiras obras.”

“Éfeso é equiparada com a igreja do Novo Testamento, de aproximadamente 31 d.C. a 100 d.C. Aqueles primeiros cristãos eram zelosos por sua fé. Eles trabalharam incessantemente pelo progresso do evangelho. Os discípulos foram zelosos em preservar a pureza doutrinária da igreja. Eles não tinham tolerância para com a heresia e eram ferozes defensores da verdade.”

“No entanto, com o passar do tempo, os cristãos começaram a perder seu ‘primeiro amor’. Colocaram o dever no lugar da devoção. Fazer a obra de Jesus se tornou mais importante do que o relacionamento com Ele. Gradualmente, e de forma quase imperceptível, sua experiência com Jesus começou a enfraquecer. Eles estavam trabalhando arduamente para defender a fé, mas algo vital estava faltando em sua experiência espiritual. Havia extrema carência do amor por Jesus e de uns para com os outros.”

“Como foi quando você conheceu Jesus? Como você pode manter o ‘primeiro amor’? Por que isso é tão importante? Que coisas ameaçam afastá-lo desse amor?”

Terça-feira, 27 de agosto de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos