Formalismo, fanatismo e fé

Lições da Bíblia.

“Um dos desafios do verdadeiro reavivamento é romper a superfície gelada do formalismo e, ao mesmo tempo, evitar as chamas ardentes do fanatismo. O formalismo fica rigidamente fechado no status quo [estado atual das coisas], satisfeito com a ‘casca’ da religião enquanto nega a realidade viva da fé. O fanatismo tende a ir aos extremos e se concentra nos aspectos secundários da religião. Ele tende a ser desequilibrado, focalizando um aspecto da fé e negligenciando todos os outros. O fanatismo é muitas vezes hipócrita e preconceituoso. O apóstolo Paulo desejava que a igreja cristã ‘não mais [fosse] como meninos, [agitada] de um lado para outro e [levada] ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro’ (Ef 4:14).”

“3. O que aprendemos sobre o formalismo na condenação de Jesus aos fariseus?” “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” (Mateus 23:27-28 RA); “O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior?” (Lucas 11:39-40 RA); “interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição.” (Marcos 7:5-9 RA). “Formalismo é hipócrita: tem beleza exterior e impureza interior, justiça exterior e injustiça interior. A tradição dos homens é colocada acima dos mandamentos de Deus. É preciso limpar o exterior e o interior.”

“4. O que aprendemos sobre os que pensam que os sinais e maravilhas provam que eles são fiéis seguidores de Jesus?” Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:21-23 RA). “Jesus condenará a muitos que fazem sinais e maravilhas, mas não são infiéis à Sua lei.”

“A questão mais profunda nessas experiências é o compromisso do coração. Sinais e maravilhas jamais podem tomar o lugar da autêntica fé bíblica. Eles não são um substituto para a submissão à vontade e à Palavra de Deus. A essência do verdadeiro reavivamento é uma fé tão profunda que nos leve a uma vida obediente, comprometida com a vontade de Deus. Um reavivamento fundamentado na Bíblia ecoa as palavras de João: ‘Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé’ (1 Jo 5:4).”

“Que tipo de fé é a que vence o mundo? É a fé que faz de Cristo seu Salvador pessoal - a fé que, reconhecendo seu desamparo, sua total incapacidade para salvar a si mesma, se apossa do Ajudador que é poderoso para salvar, como sua única esperança” (Ellen G. White, Refletindo a Cristo, p. 21).

“Qual é sua tendência: formalismo e tradição, ou experiência e emoção? Se você se inclina demais para um lado ou outro, como você pode encontrar o equilíbrio?”

Terça-feira, 20 de agosto de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

  1. 7 Mas também estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; ERRAM na visão, e tropeçam no juizo.
    8 Pois todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de sujidade, e não há lugar que esteja limpo.
    9 Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? e a quem fará entender a mensagem? aos desmamados, e aos arrancados dos seios?
    10 Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.
    11 Na verdade por lábios ESTRANHOS e por outra língua falará a este povo;
    12 ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o REFRIGÉRIO; mas não quiseram ouvir.
    13 Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados, e presos.
    14 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém.
    15 Porquanto dizeis: Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.
    16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, PEDRA PRECIOSA DE ESQUINA, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.
    17 E farei o juízo a linha para medir, e a justiça o prumo; e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas inundarão o esconderijo.
    18 E o vosso PACTO com a morte será anulado; e a vossa aliança com o Seol não subsistirá; e, quando passar o flagelo trasbordante, sereis abatidos por ele. ISAÍAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva a sua opinião sobre o tema.

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos