Obediência guiada pelo Espírito

Lições da Bíblia.

“O Espírito Santo teve um papel importante em todos os aspectos da vida de Jesus. Ele foi ‘gerado [pelo] Espírito Santo’ em Seu nascimento e ‘ungido com o Espírito Santo e com poder’ no batismo – o nascimento de Seu ministério (Mt 1:20; 3:16, 17; At 10:34-38). Ao longo da vida de Cristo, Ele foi obediente à vontade do Pai (Jo 8:29; Hb 10:7).”

“Um dos exemplos mais notáveis da intervenção divina, em Atos, é a história de Filipe e o eunuco, oficial do governo etíope.”

“7. Leia Filipenses 2:5-8. Que aspectos de uma vida cheia do Espírito Santo aparecem nessa descrição sobre Jesus?” “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8 RA) ”Humildade, vontade de servir, obediência, desprendimento e disposição para dar a vida para salvar os semelhantes.”

“Aquele que subsistia ‘em forma’, ou na própria essência de Deus, ‘aniquilou­Se a Si mesmo’ (RC; ou, como diz o texto original grego do Novo Testamento), ‘a Si mesmo Se esvaziou’ de Seus privilégios e prerrogativas como igual a Deus e Se tornou ‘servo’. Jesus era um servo da vontade do Pai. Ele ‘a Si mesmo Se humilhou, tornando­Se obediente até à morte e morte de cruz’ (Fp 2:8).”

“Jesus deu um exemplo do que é uma vida cheia do Espírito Santo. É uma vida de obediência voluntária e humilde submissão à vontade do Pai. É uma vida de oração, dedicada ao serviço e ministério e dominada pelo desejo ardente de ver pessoas salvas no reino do Pai.”

“O apóstolo Paulo declarou que os cristãos do Novo Testamento, cheios do Espírito Santo, haviam recebido ‘graça e apostolado por amor do Seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios’ (Rm 1:5). Os pagãos, por outro lado, eram egoístas, rejeitavam a verdade e seguiam a injustiça (Rm 2:8, NVI).”

Em Romanos 6:15-23, Paulo usou duas expressões contrastantes, ‘escravos do pecado’ e ‘servos da justiça’. Em Romanos 8:12-17, ele descreve o ‘espírito de escravidão’ e ‘Espírito de adoção’. Com base em sua experiência, o que significa a fé, a luta contra o pecado, para estar em paz com Deus?

Quinta-feira, 01 de agosto de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos