Comparando os custos

Lições da Bíblia.

“As empresas exploram a viabilidade dos projetos propostos mediante a análise do custo-benefício: As propostas específicas contêm os ingredientes necessários para proporcionar retornos bem-sucedidos aos investimentos? Os benefícios superam as despesas? Outra medida utilizada com frequência é a durabilidade: A proposta oferece retornos sustentáveis?”1

“As recompensas do discipulado podem também ser medidas por meio da comparação com os custos. Esses custos podem incluir sofrimento emocional, rejeição social, tortura física, privação financeira, prisão e até mesmo a morte. Todo aquele que aceita o discipulado deve primeiro considerar cuidadosamente os investimentos envolvidos.”1

“4. O que os textos a seguir nos dizem sobre os custos do discipulado?” Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mateus 18:8-9 RA)2; Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6:35 RA)2; Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3 RA)2. Dizem que há um alto custo em ser pago pelo discípulo de Jesus, envolvendo sacrifício pessoal com renúncia de tudo àquilo que sirva de obstáculo para o desenvolvimento da vida espiritual. Devendo o discípulo considerar os outros como superior a ele próprio, amar seus inimigos e fazer o bem a todos indistintamente.

“5. O que os textos a seguir falam sobre os benefícios do discipulado?” “E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.” (Lucas 18:28-30 RA)2; “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3 RA)2; “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 22:1-5 RA)2. A recompensa maior é a vida eterna, e consequentemente as bênçãos de viver para sempre com o Senhor no lar perfeito que Ele tem preparado.

“Não há dúvida de que o custo de seguir a Jesus pode ser alto, talvez a coisa mais cara que qualquer pessoa possa fazer. Caso nossa lealdade a Cristo não tenha custado muito, ou talvez tudo o que temos, deveríamos questionar a genuinidade de nossa fé e comprometimento com Deus.”1

“Mas uma coisa é certa: o que quer que ganharmos neste mundo, tudo o que rea­lizarmos, tudo o que fizermos para nós mesmos, será apenas temporário. Essas coisas não durarão, mas desaparecerão para sempre.”1

“Em contraste com isso, aquilo que ganharmos por meio de Jesus, a vida eterna em um novo Céu e em uma nova Terra, vale muito mais do que tudo o que este mundo jamais poderia oferecer.”1

“O que as alegrias e as boas coisas deste mundo significam em comparação com a eternidade ao lado de Cristo? Como podemos manter sempre esse contraste diante de nós? Por que é importante fazer isso?”1

Quarta-feira, 26 de março de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Discipulado. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 475, Jan. Fev. Mar. 2013. Adulto, Professor, p. 163

2 BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos