Levando nossa cruz – “[...] não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; [...]” (João 15:20 RA)

Lições da Bíblia.

“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após Mim não pode ser Meu discípulo" (Lc 14:27)1.

“Discipulado significa aceitar Cristo como Salvador e Senhor. Seguir Jesus significa que você está pronto a passar pelo mesmo sofrimento que Cristo suportou. Assim, devemos ser honestos na maneira de apresentar nossa mensagem. Certamente as gloriosas verdades relacionadas com a justificação pela fé, o perdão de Cristo, Seu retorno iminente, as incomparáveis maravilhas do Céu e a graça imerecida de Deus devem ser ensinadas. Mas se os cristãos desejam proclamar a mensagem completa de Deus, não podem ignorar a cruz que devem carregar.”2

“Infelizmente, alguns cristãos pensam erroneamente que pregar qualquer mensagem pela qual os seres humanos são chamados à ação é algo legalista. ‘A graça divina fez tudo’, eles orgulhosamente exclamam, ‘e o ser humano não deve fazer nada exceto recebê-la.’ Jesus, porém, discorda deles.”2

“2. Leia Mateus 16:21-25; Lucas 21:12-19; João 15:17-20; 16:1, 2. O que devemos aprender com esses textos sobre o custo de seguir Jesus?”2 “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 16:21-25 RA)1; Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho. Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. De todos sereis odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lucas 21:12-19 RA)1; “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.” (João 15:17-20 RA)1; “Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.” (João 16:1-2 RA)1. Existe um preço, um sacrifício para aqueles que seguem a Jesus, a semelhança do mestre os discípulos terão que tomar cada a sua cruz e seguir os passos de Jesus, isso significa fazer a vontade de Deus em lugar de sua própria vontade, e sofre as consequência de se opor ao mundo. Poderão surgir perseguições, injustiças, divisões em família e até a perda da própria vida. No entanto todo esse sacrifício não será em vão, produzirá frutos, pois disse Jesus: “[...] se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.” (João 16:2 RA)1.

“Assim como Cristo carregou a cruz, temos uma cruz a levar. Perder a vida em nome de Cristo significa ganhar a vida eterna. Diante da perseguição e injustiça dos governantes humanos, os seguidores de Jesus terão o poder do Espírito Santo. Se Jesus foi perseguido, Seus seguidores também serão. Se muitos aceitaram as palavras de Jesus, muitos aceitarão as palavras de Seus discípulos.”2

“Antes do batismo, os candidatos devem entender que Cristo lhes atribuiu uma cruz, sem a qual eles não podem de modo nenhum se tornar Seus discípulos. Será que isso diminui a alegria da conversão? Essa alegria poderia ser aumentada por meio de falsas promessas sobre uma vida livre de preocupações? A conversão liberta os cristãos dos fardos do pecado, não das responsabilidades do discipulado. Ao tomar o nome de Cristo e revelar publicamente essa escolha por meio do batismo, cada crente deve estar ciente de que o discipulado tem um custo. Por outro lado, este mundo oferece alguma coisa que faz com que a oferta de Cristo não valha a pena? Certamente não.”1

“Quando foi a última vez que você tomou a sua cruz? Como foi a experiência? O que você aprendeu com ela? Como isso pode ajudar alguém que luta contra um desafio semelhante?”

Segunda-feira, 24 de março de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2003.

2 LIÇÕES da escola sabatina. Discipulado. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 475, Jan. Fev. Mar. 2013. Adulto, Professor, p. 161

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos