Quando Jesus recomendou paciência – “E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.” (Lucas 24:49 NTLH).

Lições da Bíblia.

“2. Leia Lucas 24:47-53; Atos 1:6-8; 16:6-10. Por que era necessário esperar pelo Espírito? Que lições referentes à paciência e à espera pelo tempo de Deus são sugeridas nessas passagens? Que encorajamento podemos receber da experiência de Paulo ao enfrentar frustração?”1 “e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus.” (Lucas 24:47-53 RA)2; “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:6-8 RA)2; “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.” (Atos 16:6-10 RA)2. Era necessário esperar pelo Espírito Santo, pois só Ele poderia conceder aos apóstolos e discípulos o poder necessário para o testemunho eficaz na pregação do evangelho. Sem consagração Deus não se pode obter sucesso na pregação do evangelho, a obediência ao ide de Jesus só se cumpre fielmente pelo poder do Espirito.

“Mediante a pregação e exemplo, Jesus ensinou aos discípulos a paciência. Embora enfrentasse fanatismo, ignorância, incompreensão e total conspiração, Cristo perseverou pacientemente. Essa perseverança estava ancorada na completa dependência dEle em relação ao Espírito de Deus. Jesus compreendia que, a menos que os discípulos experimentassem a mesma dependência, o avanço do reino ficaria seriamente comprometido. Por outro lado, se eles aprendessem essa lição desde o início, seu futuro ministério seria destinado a realizações grandiosas. Por isso, ao Se despedir, Sua ordem foi: ‘ficai’ [ou ‘esperem’, NTLH] (Lc 24:49).” 1

“Cristo deseja que os cristãos modernos conheçam essa lição também. Cristãos bem-intencionados, mas autossuficientes, quando não querem aguardar pacientemente a orientação do Espírito, podem criar dificuldades para si mesmos e para o reino de Deus.”1

“O apóstolo Paulo havia elaborado planos ambiciosos para entrar na Bitínia. No entanto, mesmo o obstinado Paulo foi sensível à guia divina, e não resistiu à intervenção do Espírito. De bom grado, o apóstolo aceitou a direção do Espírito, que o enviou à Macedônia. Numerosos milagres acompanharam seus esforços nessa região. Houvesse Paulo se precipitado em seus projetos, e a missão europeia poderia ter sido suspensa por tempo indeterminado.”1

“Como podemos nos acalmar para esperar com paciência a guia do Espírito? Na prática, o que devemos fazer para cultivar essa paciência? O que a paciente e piedosa confiança indicam em relação ao nosso relacionamento com Deus?”1

Segunda-feira, 17 de março de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Discipulado. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 475, Jan. Fev. Mar. 2013. Adulto, Professor, p. 148

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos