Justiça excessiva (Mt 5:20)

Lições da Bíblia.

“5. Leia Mateus 5:17-20. De que maneiras podemos entender a advertência de Jesus em Mateus 5:20? Leia também Rm 10:3.”1 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.” (Mt 5:17-20 RA)2; Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.” (Rm 10:3 RA)2. Jesus condenou a justiça de muitos escribas e fariseus por não ser o resultado da graça de Deus na vida deles, pelo contrário, era o fruto do legalismo reproduzido em obras humanas destituída de amor a Deus e ao semelhante. Suas tradições eram mais importantes que a própria lei de Deus.

“Se lido isoladamente, Mateus 5:20 poderia ser visto como um convite para exceder o farisaísmo dos fariseus, isto é, fazer o que eles faziam, de modo mais intenso.”1

“Mas era isso que Jesus estava dizendo? Felizmente, a resposta a essa pergunta está ao nosso alcance. A lição de ontem mostrou que era comum os escribas e fariseus elevarem as regras da tradição acima da lei de Deus. Jesus precisou dizer-lhes que as suas ações na realidade invalidavam a clara Palavra de Deus. A lição de segunda-feira também mencionou que, embora os escribas e fariseus provavelmente tivessem bom conteúdo em seu ensino, muitos deles viviam de maneira hipócrita.”1

“Nesse cenário, não é difícil perceber o verdadeiro sentimento por trás da declaração de Jesus. Ele poderia muito bem estar se referindo àquilo sobre o que havia advertido em outra ocasião: ‘Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos Céus’ (Mt 5:19). Os fariseus estavam tão concentrados nas leis de origem humana que transgrediam abertamente a lei de Deus. A justiça deles estava fundamentada em seus próprios esforços e, como tal, era defeituosa. Muito tempo antes, Isaías havia declarado que a justiça humana não passa de ‘trapo da imundícia’ (Is 64:6).”1

“O tipo de justiça que Jesus promove começa no coração. No incidente relacionado à tradição de lavar as mãos, Ele apontou o erro dos fariseus citando Isaías 29:13: ‘Este povo [...] com os seus lábios Me honra, mas o seu coração está longe de Mim’. A justiça que Deus procura é mais profunda do que a ação visível.”1

“Jesus pede uma justiça que exceda aquela que os fariseus julgavam possuir.”1

“A justiça que conta não é obtida mediante a execução de cada item de uma lista de tarefas. Podemos alcançá-la somente quando exercemos fé em Jesus Cristo e suplicamos Sua justiça sobre nós. É uma justiça que provém de uma entrega total de si mesmo e da intensa percepção de que precisamos de Jesus como nosso Substituto e Exemplo.”1

“Leia Romanos 10:3. Como esse texto nos ajuda a ver o que significa a verdadeira justiça?”1 “Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.” (Rm 10:3 RA)2

Amanhã, a Semana Santa acontecerá nos templos adventistas. Envolva-se no louvor, oração e recepção.

Quinta-feira, 17 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos