Lex talionis (Mt 5:38-48)

Lições da Bíblia.

“Parece que o tema comum nesta passagem (Mt 5:38-48 ‘Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.’) é a vingança. Esse primeiro tema diz respeito aos muitos mandamentos na lei mosaica construídos sobre o princípio de retribuir um crime com punição igual, uma ideia chamada lex talionis [lei de talião], uma expressão latina que significa ‘lei da retaliação’.”1

“Como vemos em uma série de passagens (Êx 21:22-25; Lv 24:17-21; Dt 19:21), a lei exigia que o ofensor sofresse a mesma experiência da vítima. Se a vítima perdesse um olho, braço, pé, ou a vida, o agressor também deveria passar por isso. Essa ‘lei da retaliação’ era comum em várias civilizações antigas. Por que não, uma vez que a lei parece revelar um simples princípio de justiça?” 1

“É importante perceber que esse princípio existia para limitar a retaliação, ou seja, para impedir que as pessoas tirassem do mal feito a elas mais do que tinham o direito de tirar. Assim, em muitos aspectos, essa lei devia garantir que a justiça não fosse pervertida.” 1

“Portanto, em Mateus 5:38-42 Jesus não estava necessariamente atacando a legitimidade de uma lei que exigia que uma pessoa fosse punida por um crime. Em vez disso, Jesus focalizou a resposta dos cristãos às pessoas que tentam tirar vantagem deles. Em vez de procurar oportunidades para vingança, os cristãos devem ‘retaliar’ com bondade, algo que podemos fazer somente mediante a graça de Deus agindo em nós. Nesse apelo, Jesus nos leva a um nível mais profundo em nossa compreensão do que significa ser um seguidor do Senhor.” 1

“A antítese final aborda a atitude que promove o amor aos amigos e ódio aos inimigos. O mandamento do amor ao próximo é encontrado em Levítico 19:18. Apesar da orientação encontrada em Deuteronômio 23:3-6, acerca dos moabitas e amonitas, não há texto explícito que exija ódio para com os inimigos.” 1

“No contexto da época de Jesus, os judeus eram cidadãos de segunda classe, porque estavam sob a opressão estrangeira do poder romano, que ocupava sua terra. Levando em conta sua opressão, eles provavelmente se sentissem justificados em odiar o inimigo que, às vezes, os oprimia severamente. Jesus mostrou-lhes uma melhor maneira de viver, mesmo sob circunstâncias desagradáveis.” 1

“6. Leia Mateus 5:44, 45. Qual é a mensagem de Jesus nessa passagem? De que forma você pode aplicar esse ensinamento na própria vida em relação a alguém que o tenha prejudicado?” “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.” (Mateus 5:44-45 RA)2. Na vida do cristão não há lugar para ódio e vingança, pelo contrário, deve haver amor e perdão. A vida deve ser vivida mediante a prática do bem a todos sem distinção.

Quinta-feira, 24 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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