Promessas, promessas […] (Mt 5:33-37)

Lições da Bíblia.

“As duas primeiras antíteses (sobre o homicídio e o adultério) fundamentam-se no Decálogo. A antítese a respeito do divórcio e as que se seguem são tiradas de outras seções da lei mosaica, incluindo aquela sobre o falso juramento e o cumprimento das promessas feitas ao Senhor.”1

“4. Leia Levítico 19:11-13. Que pontos específicos são destacados nesse texto? Leia também Êx 20:7.”1 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR. Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.” (Levítico 19:11-13 RA)2; Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 20:7 RA)2. Os pontos destacados são a honestidade no relacionamento com o próximo e com Deus, a honra as palavra daqueles que conhecem a Deus.

“A lei mosaica específica, citada por Jesus, está listada em uma seção de Levítico que condena uma série de práticas enganosas. Nesse contexto, também é evidente que a preocupação de Jesus é com as intenções. Qualquer pessoa que faz uma promessa sem intenção de cumpri-la toma uma decisão consciente de pecar.”1

“Embora o mandamento contra o falso juramento (Lv 19:11-13) esteja relacionado a promessas feitas a outras pessoas, o segundo mandamento (Êx 20:7) diz respeito a promessas feitas a Deus.”1

“5. Leia Deuteronômio 23:21-23. De que forma esses versos se relacionam com as palavras de Jesus em Mateus 5:33-37? Leia também At 5:1-11.”1 Quando fizeres algum voto ao SENHOR, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti. O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao SENHOR, teu Deus, o que falaste com a tua boca.” (Deuteronômio 23:21-23 RA)2; “Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mateus 5:33-37 RA)2; “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.” (Atos 5:1-11 RA)2. Não devemos fazer votos que tenhamos a possibilidade de não cumpri-los, o não cumprimento é sinônimo de pecado, pois a nossa palavra deve ser sim, sim; não, não. O caso de Ananias e Safira é um clara evidência de que com Deus não se pode enganar.

“Ao contrário da pessoa culpada de falso juramento, aquela que faz um compromisso financeiro com Deus não está necessariamente com intenção de enganar. No entanto, Jesus conhece a natureza humana e adverte para que não façamos promessas das quais possamos nos arrepender mais tarde. A história de Ananias e Safira, que fizeram uma promessa a Deus com toda a intenção de cumpri-la, mas mudaram de ideia e receberam de Deus o juízo fatal, é um poderoso exemplo da maneira pela qual Deus vê esse pecado. Em lugar de fazer promessas que o indivíduo pode não conseguir cumprir, o cristão deve ser uma pessoa de integridade, cujo ‘sim’ signifique ‘sim’ e cujo ‘não’ signifique ‘não’.”1

“Pense em um momento no qual você fez uma promessa (a uma pessoa ou a Deus) que você pretendia cumprir, mas não cumpriu. Como você pode evitar esse problema? E quanto às promessas feitas a si mesmo, as quais você renegou?”1

Quarta-feira, 23 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos