Tempo para descanso e adoração (Lc 4:16)

Lições da Bíblia.

“De acordo com Colossenses 1:16 e Hebreus 1:2, o Cristo pré-encarnado esteve diretamente envolvido no processo da criação. Esses textos declaram que todas as coisas criadas vieram à existência por meio dEle. Além disso, Paulo declarou que Cristo participou da criação das coisas ‘invisíveis’ (Cl 1:16, 17), o que, evidentemente, inclui o sábado. Embora Cristo tenha sido uma figura central no processo de criação, quando Se tornou humano, Ele Se sujeitou aos mandamentos de Seu Pai (Jo 15:10). Como as lições anteriores mostraram, Jesus Se opôs a certas tradições e aproveitava todas as oportunidades para corrigir o comportamento religioso que não estivesse fundamentado na vontade de Deus. Se Jesus quisesse abolir o mandamento do sábado, Ele teve muitas oportunidades para fazer exatamente isso.”1

“A maioria dos textos sobre o sábado no Antigo Testamento fala do sábado como dia de descanso. A compreensão de ‘descanso’ em muitas línguas modernas pode levar alguns a acreditar que devemos passar as horas do sábado dormindo e relaxando. Embora possamos fazer isso em algum momento no sábado, o verdadeiro significado de descanso é ‘cessação’, ‘interrupção’ ou ‘pausa’. O sábado é o dia em que podemos fazer uma pausa na rotina dos primeiros seis dias e desfrutar tempo especial com o Criador.”1

“Na época de Cristo, os judeus realizavam um culto de adoração a Deus a cada sábado (Lc 4:16). Os que viviam em Jerusalém participavam dos cultos especiais de oração no templo, onde a liturgia do sábado era diferente da que ocorria nos outros dias da semana. Judeus que viviam em outras partes do mundo desenvolveram a sinagoga como um lugar de encontro social e adoração. Aos sábados, desde que um mínimo de dez homens estivessem presentes (um minyan [número mínimo]), um culto de adoração poderia acontecer.”1

“2. O que os seguintes textos nos informam sobre a guarda do sábado entre os primeiros cristãos? O que isso nos diz sobre a afirmação de que o sábado foi mudado para o domingo em honra à ressurreição?”1 “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.” (Atos 13:14 RA)2; Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.” (Atos 13:42 RA)2; No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.” (Atos 13:44 RA)2; No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.” (Atos 16:13 RA)2; Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,” (Atos 17:2 RA)2; E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.” (Atos 18:4 RA)2; “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.” (Hebreus 4:9 RA)2. Os textos bíblicos do Novo Testamento revelam que os cristãos, entre eles, o apostolo Paulo observavam o sábado como o dia de guarda. Era costume deles se reunirem no sábado para juntos realizarem culto a Deus.

“Levando em conta suas raízes judaicas, era natural que os primeiros cristãos adorassem no dia prescrito no Antigo Testamento. No entanto, quase vinte anos após a ascensão de Jesus, ainda era ‘costume’ de Paulo frequentar uma sinagoga aos sábados (At 17:2). Assim, nenhuma evidência bíblica mostra que os primeiros cristãos guardassem o domingo em lugar do sábado.”1

Segunda-feira, 28 de abril de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos