Cumprindo a lei de Cristo (Gl 6:2)

Lições da Bíblia.

“Seja revelada em documentos escritos ou na natureza, a lei de Deus mostra Sua vontade para toda pessoa capaz de compreendê-la (Rm 1:20; 2:12-16). Consequentemente, ninguém pode alegar ser ignorante acerca dos requisitos básicos de Deus. ‘Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ (Rm 3:23, ARC) e, portanto, são destinados à destruição (Rm 6:23; Ez 18:4). No entanto, nem tudo está perdido: a maldição foi revertida pelo dom da vida eterna, que se tornou disponível mediante a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo (Ef 2:8).”1

“Segundo Paulo, a graça deve capacitar o cristão a ter uma vida de obediência (Rm 6:15; Ef 2:10; Tt 2:11-14), embora, como sabemos muito bem, nem sempre vivemos de maneira tão obediente e fiel como deveríamos.”1

“4. De acordo com Gálatas 6:1-5, de que forma podemos manifestar a ‘lei de Cristo’?”1 “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo.” (Gálatas 6:1-5 RA)2. A lei de Cristo pode ser manifesta quando levamos as cargas uns dos outros. Pôs, alei de Cristo é a lei do amor, e deve dar lugar a misericórdia.

“É importante lembrar que todos são sujeitos à tentação e podem cair em pecado nos momentos de fraqueza. Com esse reconhecimento, condenar imediatamente uma pessoa que caiu é uma atitude insensível. Até mesmo Jesus, que nunca pecou, estava disposto a ajudar os que haviam sido vencidos pelo pecado. Como Ellen G. White escreveu sobre Jesus: Ele ‘não censurava a fraqueza humana’ (O Desejado de Todas as Nações, p. 353). Paulo exortou os cristãos a oferecer auxílio com a finalidade de restauração (Gl 6:1). Em outras palavras, a pessoa que houvesse pecado devia ser incentivada novamente a viver de acordo com os preceitos da lei de Deus.”1

“A lei de Cristo é dirigida pela misericórdia. Se não fosse por Sua morte sacrifical, não haveria razão para guardar a lei de Deus. No entanto, porque Cristo tornou possível a vida eterna, há um incentivo para que os fiéis prossigam observando a lei de Deus depois de momentos de fraqueza. Os cristãos devem usar a lei de Cristo como um veículo para conduzir o pecador arrependido de volta para o caminho da divina lei do amor.”1

“Pense em um momento em que você errou e recebeu graça, ainda que não merecesse isso (afinal, se merecesse, não seria graça). Você se lembrará da graça recebida na próxima vez que for necessário demonstrá-la a alguém?”1

Quarta-feira, 21 de maio de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos