De Abraão a Moisés

Lições da Bíblia.

“Depois do Dilúvio, Noé e seus filhos tinham a responsabilidade de ensinar aos seus descendentes a vontade de Deus. A família de Noé sabia que a destruição global havia ocorrido no mundo como resultado da recusa da humanidade em obedecer à lei de Deus e, tendo experimentado a graça de Deus, eles poderiam fazer algo para ajudar a desenvolver uma geração mais fiel. Infelizmente, não muito tempo depois do Dilúvio, os habitantes da Terra novamente se rebelaram (Gn 11:1-9). ‘Muitos deles negavam a existência de Deus, e atribuíam o Dilúvio à operação de causas naturais. Outros criam em um Ser supremo, e que fora Ele que destruíra o mundo antediluviano; e seu coração, como o de Caim, ergueu-se em rebelião contra aquele Ser’1"2

“3. De que maneira a lei e a graça atuam juntas?”2 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe. Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa. Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó. Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher? E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía.” (Gênesis 12:1-20 RA)3; “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” (Gênesis 15:1-6 RA)3. Embora Abraão tenha demonstrado grande fé nas promessas de Deus, vacilou várias vezes em sua conduta como servo do Senhor, a pesar de suas fraquezas Deus derramou Sua graça sobre ele, e porque ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

“Deus chamou Abraão, descendente de Sem, e fez uma aliança de bênção com ele (Gn 12:1-3). A Bíblia não apresenta nenhum critério para o chamado de Abraão. Ele não parece ter tido o perfil justo de Noé. De fato, logo após o chamado, ele provou ser covarde e enganador (Gn 12:11-13), violando a lei de Deus. Apesar disso, Abraão era um homem de fé verdadeira e, pela graça de Deus, essa fé lhe foi creditada como justiça. Embora ele não fosse perfeito, estava disposto a ouvir a voz de Deus, mesmo que isso significasse confiar em Deus para coisas que pareciam quase impossíveis do ponto de vista humano.”

“Abraão não estava sozinho entre os que estavam dispostos a ouvir a voz de Deus e obedecer aos Seus mandamentos. O Faraó (Gn 12:10-20), os dois Abimeleques e José estavam bem conscientes de que Deus não aprovava o adultério e a mentira. O segundo Abimeleque até mesmo repreendeu Isaque por expor o povo à tentação (Gn 26:10). Ainda que Deus tivesse escolhido Abraão para uma tarefa específica, havia pessoas em muitas nações diferentes que O temiam. Na verdade, depois que Abraão e sua aliança militar derrotaram Quedorlaomer e sua coalizão, Abraão foi abençoado pelo Rei Melquisedeque, que era ‘sacerdote do Deus Altíssimo’ (Gn 14:18). Essa é mais uma evidência de que existia o conhecimento de Deus no mundo nessa época, antes mesmo da obra e ministério de Moisés.”

Terça-feira, 17 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 WHITE, Ellen Gould. Patriarcas e profetas: o conflito entre o bem e o mal, ilustrado na vida de homens santos da antiguidade. Tradução de Flavio L Monteiro. 16. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2006. p. 119

2 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

3 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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