De Moisés a Jesus

Lições da Bíblia.

“Embora os antigos códigos de leis, encontrados no Egito e na Mesopotâmia, também apresentem evidência de um amplo conhecimento dos princípios e preceitos encontrados na lei de Deus, nenhum deles é completo. De fato, muitos desses códigos também incluem leis que promovem idolatria e outras práticas que Deus mais tarde condenou. Então, Deus escolheu um povo para ser guardião de Sua verdadeira lei. Esse povo foi a nação hebraica, os descendentes de Abraão e herdeiros da promessa da aliança feita com ele muitos séculos antes, uma promessa cujo cumprimento final ocorreu somente em Jesus.”1

“4. Leia Deuteronômio 7:6-12. Como essa passagem revela a estreita relação entre a lei e a graça?”1 “Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; e dá o pago diretamente aos que o odeiam, fazendo-os perecer; não será demorado para com o que o odeia; prontamente, lho retribuirá. Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando cumprir. Será, pois, que, se, ouvindo estes juízos, os guardares e cumprires, o SENHOR, teu Deus, te guardará a aliança e a misericórdia prometida sob juramento a teus pais;” (Deuteronômio 7:6-12 RA)2. Deus não escolheu Israel por sua força ou grandeza, pelo contrário Israel era o menor dos povos, mas, por amor a eles e fidelidade as Suas promessas, Deus os tirou da terra do Egito da casa da servidão e os levou para a terra prometida. Israel por sua vez deveria ser fiel a Deus observando os seus mandamentos e estatutos.

“Quando Deus escolheu Israel para ser o depositário de Sua lei, Ele sabia que esse povo era imperfeito. No entanto, confiou-lhes a tarefa de ensinar Sua vontade a outras pessoas imperfeitas. A própria designação ‘reino de sacerdotes e nação santa’ (Êx 19:6) mostra que os israelitas deviam ser sacerdotes de Deus, mediadores em favor do mundo inteiro. Eles foram escolhidos para transmitir a verdade sobre a vontade de Deus para as nações confusas. Apesar dos erros, fracassos e, às vezes, franca rebelião de Israel, foi no meio desse povo que o Messias nasceu, viveu, ministrou e morreu, cumprindo a promessa da aliança feita a Abraão muitos séculos antes.”

“5. Leia Gálatas 3:6-16. Qual é o verdadeiro significado da promessa da aliança?” “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” (Gálatas 3:6-16 RA)2. “Deus prometeu abençoar e salvar todas as nações por meio de Cristo, o Descendente de Abraão, mediante a mesma fé demonstrada por Abraão, que lhe foi creditada como justiça. Jesus morreu na cruz para quebrar a maldição do pecado na vida de todo ser humano que o aceita pela fé. Ao quebrar a maldição do pecado, Cristo ofereceu poder para viver uma vida santa, seguindo o exemplo de Abraão.”1

“Embora muitos no antigo Israel compreendessem que o uso do substantivo singular ‘semente’ se referisse a Israel como uma entidade corporativa única, Paulo aqui apresenta o próprio Jesus como o verdadeiro e pleno cumprimento da promessa da aliança. Assim, o evangelho, com sua clara ênfase tanto na lei quanto na graça, manifesta e revela mais plenamente a aliança.”1

“Imagine todas as longas eras que se passaram desde o tempo em que Abraão recebeu a promessa da aliança até o tempo de Cristo. O que isso nos diz sobre a necessidade de paciência quando se trata de confiar em Deus?”1

Quarta-feira, 18 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Cristo e sua lei. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 476, Abr. Maio Jun. 2013. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos