Fé e lei

Lições da Bíblia.

“O tema dominante nas Escrituras é simples: Deus é amor. O amor de Deus é demonstrado de modo mais poderoso em Sua graça. Com Seu poder ilimitado, Ele poderia facilmente ter varrido a humanidade da face da Terra, mas em vez disso escolheu exercer paciência e dar a todos a oportunidade de experimentar a plenitude da vida em Seu reino eterno. Além disso, Seu amor é revelado no preço que Ele pagou na cruz.”1

“O amor de Deus também está diretamente relacionado com Sua justiça. Tendo provido inúmeras oportunidades para que as pessoas escolhessem seu destino, o Deus de amor não irá forçá-las a entrar num reino que elas rejeitaram. Quando os perversos estiverem diante do trono de Deus no julgamento, serão condenados pelo próprio testemunho. Ninguém que estiver diante do trono poderá dizer sinceramente que não tinha conhecimento dos requisitos divinos. Quer pela revelação escrita ou natural, todos serão expostos aos princípios básicos da lei de Deus (Rm 1:19, 20; 2:12-16).”1

“3. Leia 1 Coríntios 6:9-11 e Apocalipse 22:14, 15. Quem entra e quem fica de fora do reino de Deus? Por quê? Qual é o papel da lei nessa questão? Observe o forte contraste entre os dois grupos!”1. “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:9-11 RA)2; Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” (Apocalipse 22:14 RA)2; “Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus. Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos. Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho, e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.” (Apocalipse 15:1-8 RA)2. Os impuros não herdarão o reino de Deus, ou seja, todo aquele que não lavou suas vestes no sangue do cordeiro, Jesus Cristo, e que não teve sua vida santificada pelo poder do Espírito Santo. O parâmetro de julgamento será a lei de Deus, os homens serão indesculpáveis nesse julgamento, pois todos a conhecem em alguma de suas expressões. Só haverá dois grupos de pessoas por ocasião do juízo divino, as salvas a as perdidas.

“É fascinante que, ao combinar 1 Coríntios 6:11 com Apocalipse 22:14, você encontra fiéis cristãos justificados no nome do Senhor Jesus Cristo, isto é, eles são justificados pela fé, ‘independentemente das obras da lei’ (Rm 3:28). No entanto, eles também guardam essa lei.

‘Não é um decreto arbitrário da parte de Deus que veda o Céu aos ímpios; estes são excluídos por sua própria inaptidão para dele participar. A glória de Deus lhes seria um fogo consumidor. Prefeririam a destruição, para ser escondidos da face dAquele que morreu para os redimir’ (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 18). Como essas palavras nos ajudam a entender o assunto doloroso do destino dos perdidos?”1

Terça-feira, 24 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2003.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos