O reino eterno

Lições da Bíblia.

“Deus criou um mundo perfeito. O pecado entrou, e esse mundo perfeito ficou severamente deteriorado. A história da redenção nos diz que Jesus entrou na história humana para que, entre outras coisas, a perfeição original fosse restaurada. Os redimidos viverão em um mundo perfeito, onde o amor reina supremo.”1

“Como vimos, o amor só pode existir em um Universo moral, somente em um Universo com seres morais, e, para que sejam morais, eles também precisam ser livres. Isso leva à questão: Poderia o mal surgir de novo?”1

“4. Com base em Daniel 7:27, João 3:16 e Apocalipse 21:4, responda: O mal se levantará de novo? Qual é o significado do termo eterno?”1 O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.” (Daniel 7:27 RA)2; Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RA)2; E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Apocalipse 21:4 RA)2. O reino de Cristo será eterno, todos os domínios o obedecerão. Todas as marcas do pecado, inclusive a morte, deixarão de existir. O mal não se levantará outra vez.

“Quando Deus criou o Universo, havia condições associadas à sua estabilidade. Isso é mais evidente em Gênesis 2:17, em que Adão foi avisado de que a violação da ordem expressa de Deus resultaria em morte. A simples menção da morte indica que o conceito de eternidade a partir de uma perspectiva humana era condicional. Adão experimentaria vida eterna somente se permanecesse fiel a Deus. No entanto, na Terra recriada, a morte não mais será uma realidade, o que significa que viveremos para sempre. Será o cumprimento das muitas promessas das Escrituras. A possibilidade de que ocorra a rebelião é um ponto discutível. Mas, de acordo com a Bíblia, ela não ocorrerá.”1

“5. Leia Jeremias 31:31-34. Que princípio vemos nesse texto que esclarece por que o mal não surgirá novamente?”1 “Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Jeremias 31:31-34 RA). A lei de Deus estará no coração e mente dos filhos de Deus, haverá um estreito relacionamento entre Deus e os homens a ponto de não existir a necessidade de anunciar o Senhor ao semelhante, pois todos O conhecerão e O temerão.

“O reino messiânico será formado por pessoas que permaneceram leais a Deus durante toda a sua experiência religiosa. Em face de perseguição e conflitos pessoais, eles escolheram o caminho da obediência e demonstraram vontade de dedicar a vida ao serviço divino. Deus promete inscrever Sua lei no coração delas para que elas façam naturalmente as coisas agradáveis a Ele. No reino de Cristo, o pecado será totalmente superado, e a justiça reinará suprema.”1

Quarta-feira, 25 de junho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Nova versão internacional. São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2003.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos