A salvação é dom de Deus

Lições da Bíblia

1. Em João 3:16 dois verbos são usados para descrever o que Deus fez para nossa salvação. Como esses verbos se relacionam entre si? O que eles revelam sobre a origem da nossa salvação?1Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RA)2. Os verbos amar e dar, revelam o altruísmo de Deus ao se dispor, na pessoa de Jesus Cristo, em morrer pela humanidade para salva-la.

“O verbo amar, especialmente na forma casual em que ele é frequentemente usado hoje, é totalmente inadequado para expressar a profundidade do interesse solícito expresso pelo verbo grego agapaō (amar). No Novo Testamento, esse termo e seu substantivo agapē (amor), revelam o profundo e constante amor de Deus para com Suas criaturas, que são completamente indignas desse amor, que é o atributo preeminente do Seu caráter. Ele não somente nos ama. Ele é amor (1Jo 4:8).”1

“O amor de Deus não é um impulso fundamentado em sentimentos ou preferências. Seu amor não é seletivo, nem depende do que fazemos. Deus ama o mundo, isto é, todos os seres humanos, inclusive os que não O amam.”1

“O verdadeiro amor é conhecido pelas ações que produz. Às vezes, como seres humanos, podemos dizer que amamos alguém, enquanto nossas ações demonstram o contrário (1Jo 3:17, 18). O mesmo não ocorre com Deus. Seu amor se reflete em Suas ações. Por amor, Ele deu Seu Filho unigênito para nossa salvação. Ao fazê-lo, Deus nos deu tudo o que tinha, que era Ele próprio.”1

“2. Leia Lucas 18:9-14. O que essa história nos ensina sobre qual deve ser nossa atitude para com Deus e Sua graça?”1 “9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” (Lucas 18:9-14 RA)2. Devemos ser humildes, entendendo que não merecemos nada, o que Deus nos concede tem origem em Seu amor que nos é revelado Sua graça na qual devemos nos apegar como único meio de salvação.

“Provavelmente já tenhamos lido essa parábola tantas vezes que não ficamos surpresos com a sentença de Jesus: ‘Digo-vos que este [o publicano] desceu justificado para sua casa, e não aquele [o fariseu]’ (Lc 18:14). No entanto, aqueles que ouviram Jesus quando Ele pronunciou o veredito devem ter ficado espantados. Esse não foi um resultado injusto?”1

“Sim, foi totalmente imerecido. Essa é a forma pela qual ocorre a salvação. É um dom de Deus. Presentes não são adquiridos. São simplesmente aceitos. Não podemos comprar a salvação. Podemos apenas recebê-la. Embora Jesus raramente tenha usado o termo graça, Ele ensinou claramente que a salvação é pela graça, e graça é receber o que você não merece.”1

“Se Deus lhe desse o que você merece, o que seria e por quê?”1

“Participe do projeto ‘Reavivados por Sua Palavra’: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/”1

Domingo, 20 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos