O compassivo cuidado de nosso Pai celestial

Lições da Bíblia

“É importante saber que Alguém cuida de nós. Mesmo que algumas pessoas sejam indiferentes e negligentes em relação a nós, Jesus ensinou que nosso Pai celestial cuida de nós de todas as formas possíveis. Sua misericórdia e ternura não estão sujeitas aos altos e baixos tão comuns nos temperamentos humanos. Seu amor é firme e imutável, independentemente das circunstâncias.”1

“6. Leia Mateus 6:25-34. O que o texto revela sobre Deus? Como podemos aprender a confiar mais nEle?”1 “25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34 RA)2. O texto apresenta o contraste entre o homem e outras criaturas muitas vezes consideradas simples ou até insignificantes, se Deus cuida de todas elas quanto mais não cuidaria do ser humano. Temos que crê que Deus se importa conosco e nos proporciona o que realmente necessitamos provando diariamente o seu amor para conosco.

"Não há em nossa vida um capítulo demasiadamente obscuro que Ele não possa ler; perplexidade alguma por demais intrincado que Ele não a possa resolver. Nenhuma calamidade poderá sobrevir ao mais humilde de Seus filhos, ansiedade alguma a atormentá-lo, nenhuma alegria possui-lo, nenhuma prece sincera escapar dos seus lábios, sem que seja observada pelo nosso Pai celestial, ou sem que Lhe atraia o imediato interesse. Ele 'sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas' (Si 147:3, ARC). O relacionamento entre Deus e cada pessoa é tão particular e íntimo como se não existisse nenhuma outra para compartilhar Seu cuidado, nem outra criatura por quem Ele houvesse dado Seu amado Filho" (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 100).”1

“Diante dessas palavras encorajadoras, não podemos ignorar o fato de que a tragédia e o sofrimento nos atingem. Mesmo na passagem da lição de hoje, Jesus disse: ‘Basta ao dia o seu próprio mal’ (Mt 6:34), o que implica que nem tudo correrá bem para nós. Temos que viver com o mal e suas consequências dolorosas. O ponto é que, mesmo em meio a tudo isso, temos a certeza do amor do Pai por nós, um amor revelado de muitas maneiras, acima de tudo, pela cruz. Como é importante, então, manter constantemente os dons e bênçãos de nosso Pai celestial diante de nós. Do contrário, podemos facilmente ficar desanimados quando o mal nos atinge, o que inevitavelmente acontece.”1

Durante um momento de crise, de que forma você conseguiu ver a realidade do amor de Deus? O que você aprendeu com essa experiência, que possa ajudar alguém que, em meio às lutas, questiona a realidade do amor divino?

Quarta-feira, 02 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos