O Pai, o Filho e o Espírito Santo
Lições da Bíblia
“De maneiras diferentes, Jesus ensinou e demonstrou que três Pessoas divinas constituem a Divindade: o Pai, o Filho e o Espirito Santo. Embora não possamos explicar racionalmente essa verdade, nós a aceitamos pela fé (como muitas das verdades reveladas nas Escrituras) e, como Paulo, esforçamo-nos para alcançar o pleno conhecimento do ‘mistério de Deus’ (Cl 2:2). Ou seja, ainda que não compreendamos muita coisa, por meio da fé, obediência, oração e estudo, podemos buscar aprender mais e mais.”
7. As três Pessoas da Divindade foram ativas nos principais momentos da vida de Jesus. Resuma o papel de cada urna delas nos seguintes eventos:
Nascimento: Lc 1:26-35: “26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, 27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 O anjo, aproximando-se dela, disse: ‘Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!’ 29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. 30 Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. 34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?” (Lucas 1:26-35 RA). Deus Pai escolheu Maria para ser a mãe biológica de Jesus, e o Espírito Santo gerou em seu ventre o Filho de Deus.
Batismo: Lc 3:21, 22: “21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” O Espírito Santo se manifestou no batismo de Jesus vindo sobre Ele em forma de pomba e o Pai falou palavras que confirmaram realeza divina de Jesus.
Crucifixão: Hb 9:14: “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14 RA). O Espírito Santo estava com Cristo em sua crucificação e o Pai aceitou esse sacrifício.
“Quando Seu ministério terrestre estava prestes a terminar, Jesus prometeu aos Seus angustiados discípulos que enviaria o Espírito Santo. Aqui, novamente vemos as três Pessoas atuando em conjunto. Jesus disse: ‘Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco: o Espírito da verdade’ (Jo 14:16, 17; leia também o capítulo 14:26). Jesus explicou que existe completa harmonia e cooperação entre as três Pessoas divinas no plano da salvação. Assim como o Filho glorificou o Pai, demonstrando Seu amor (Jo 17:4), igualmente o Espírito Santo glorifica o Filho, revelando Sua graça (e amor) para com o mundo (Jo 16:14).”
Quais verdades reveladas são difíceis de compreender, se utilizarmos apenas o pensamento racional? No mundo natural existem muitas coisas igualmente difíceis de compreender. O que esses mistérios nos dizem sobre os limites do nosso pensamento racional e a necessidade de viver pela fé? Comente com a classe.
Quinta-feira, 03 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.