Veste nupcial

Lições da Bíblia

“Jesus sentou-Se diante do povo e proferiu palavras que devem ter sido chocantes para aquelas pessoas: ‘Se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos Céus’ (Mt 5:20). Poucos eram mais minuciosos na observância da letra da lei do que os fariseus. Apesar disso, eles falharam, porque seu comportamento tinha a intenção de impressionar os homens mais do que agradar a Deus. Jesus nos advertiu a não fazer o mesmo (Mt 6:1).”1

“Como podemos ser justos diante de Deus? A parábola da festa de casamento nos dá a pista para encontrar a fonte da verdadeira justiça.”1

“5. Leia Mateus 22:2-14. Por que o rei queria ter certeza de que todos os convidados tinham a veste nupcial para a festa? O que essa veste representa? Is 61:10; Zc 3:1-5”1 “2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 3 Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir. 4 Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. 5 Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; 6 e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram. 7 O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade. 8 Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos. 9 Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes. 10 E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados. 11 Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. 13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.” (Mateus 22:2-14 RA)2; “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias. (Isaías 61:10 RA)2; “1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. 2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes. 5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,” (Zacarias 3:1-5 RA)2. Só aqueles que possuíam as vestes poderiam participar das bodas de Seu Filho. As vestes são o traje da justiça de Cristo, a única justiça aceita por Deus para a salvação.

“O rei proveu gratuitamente as vestes nupciais. Os que estavam presentes haviam sido convidados aleatoriamente enquanto viajavam nas estradas e, provavelmente, não tivessem o traje adequado para o casamento, nem dinheiro para comprá-lo. Tanto o convite quanto a veste foram presentes do rei. O único requisito necessário para participar da festa era aceitar os presentes.”1

“Desde a queda no Jardim do Éden, cada ser humano está espiritualmente nu. Adão e Eva se sentiram nus depois de desobedecer e tentaram se cobrir costurando folhas de figueira, algo totalmente desconfortável e ineficaz (Gn 3:7). A melhor justiça que o esforço humano pode conseguir é ‘como trapo da imundícia’ (Is 64:6).”1

“Como na parábola, Deus provê a roupa de que necessitamos. Ele fez vestes para Adão e Eva (Gn 3:21), um símbolo de Sua justiça que cobre o pecador. O Senhor também concede as vestes da justiça de Cristo à Sua Igreja, a fim de que ela possa ‘vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro’ (Ap 19:8), e seja apresentada ‘sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante’ (Ef 5:27). Essa veste é ‘a justiça de Cristo, Seu caráter imaculado, que, pela fé, é comunicado a todos os que O aceitam como Salvador pessoal’ (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 310).”1

“Acima de qualquer coisa, por que devemos entender que nossa salvação vem somente da veste que Cristo nos dá como presente? Por que devemos sempre nos lembrar disso?”1

Quarta-feira, 30 de julho de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos