A restauração da unidade

Lições da Bíblia

“5. Por que a reconciliação com um irmão ofendido é um prerrequisito para a adoração aceitável?”1 “23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (Mateus 5:23-24 RA)2. Adoração a Deus só é possível quando o nosso coração experimenta a graça retentora que nos leva a amar a semelhança de Jesus, isso implica em perdoar ou pedir perdão se ofendemos ao nosso próximo. Só podemos ser perdoados por Deus se aprendemos a perdoar.

“Diferentes tipos de ofertas eram levadas ao altar, mas provavelmente Jesus estivesse se referindo a um animal sacrificado para que o pecador recebesse o perdão divino. Antes de obter o perdão de Deus, no entanto, temos que acertar as contas com os outros. Reconciliação exige humilde reconhecimento de nossas falhas. Sem essa atitude, como poderíamos pedir o perdão de Deus?”1

“6. Quais são os três passos que devemos seguir quando alguém nos ofende?”1 “15 Se teu irmão pecar [contra ti], vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. 17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. (Mateus 15:15-18 RA)2. Primeiro, devemos falar com a pessoa que nos ofendeu; segundo, tomar uma ou duas testemunhas e fala com ela caso não nos escute; em última instância, levar o caso para a igreja.

“Jesus diz que, em vez de falar sobre a ofensa com outros, devemos falar com a pessoa que errou, não para criticá-la, mas para lhe mostrar sua falta e convidá-la a se arrepender (Lv 19:17). Com espírito de mansidão e amor, devemos fazer todo o esforço possível para ajudá-la a ver seu erro, permitindo que ela se arrependa e peça desculpas. É muito importante não envergonhar a pessoa, tornando público seu erro. Isso faria com que sua recuperação fosse muito mais difícil.”1

“O ideal é que a conversa particular leve ao arrependimento e à reconciliação. No entanto, se o culpado não admite seu erro, nem se dispõe a acertar a situação, o recurso seguinte é levar uma ou duas testemunhas (Dt 19:15), em um esforço para persuadir a pessoa que erra. Elas não devem estar pessoalmente envolvidas na situação, para que estejam em uma posição melhor para chamar a pessoa ao arrependimento. Se o ofensor se recusa a ouvir seus conselhos, eles podem dar testemunho dos esforços feitos em favor do culpado.”1

“Finalmente, e somente se as duas primeiras tentativas falharem, devemos dizer à igreja (Mt 18:17), não para uma ação disciplinar, mas ainda para um apelo final tendo em vista o arrependimento. Desde o início, todo o processo tem objetivo redentor (Gl 6:1).”1

“Devemos lembrar que a redenção é a melhor forma de trazer cura para todos os envolvidos em um conflito. Quando somos ofendidos, por que muitas vezes não seguimos o procedimento apresentado por Jesus? Como evitar que o desejo de vingança obscureça nosso pensamento?”1

Quinta-feira, 21 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos