Como Jesus viveu

Lições da Bíblia

“Apesar de estar constantemente sob os mais ferozes ataques de Satanás, Jesus teve uma vida altruísta de serviço amoroso. Sua prioridade sempre foi as pessoas. Desde a infância até a cruz, Ele mostrou terna e constante disposição para ministrar aos outros. Suas mãos estavam sempre prontas para aliviar todo caso de sofrimento que Ele percebia. Cuidava com carinho dos que eram considerados de pouco valor pela sociedade, como as crianças, mulheres, estrangeiros, leprosos e coletores de impostos. Ele ‘não veio para ser servido, mas para servir’ (Mt 20:28). Por isso, ‘andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo’ (At 10:38). Sua compaixão e misericordioso interesse pelo bem-estar dos outros eram mais importantes para Ele do que satisfazer a própria necessidade física de comida ou abrigo. Na verdade, mesmo na cruz, Ele Se preocupava mais com Sua mãe do que com Seu próprio sofrimento (Jo 19:25-27).”1

“1. De que maneira Jesus olhava para as pessoas?”1Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 6:36 RA)2; “Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.” (Mateus 14:14 RA)2; “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho.” (Mateus 15:32 RA)2. Jesus olhava as pessoas com grande compaixão, sensível as suas necessidades.

“Jesus era sensível às necessidades das pessoas e realmente Se importava com elas. Seu coração Se movia compassivamente para as grandes multidões cansadas e dispersas. Ele era tocado de compaixão para com as pessoas desamparadas, como os dois cegos de Jericó (Mt 20:34), um leproso suplicante (Mc 1:40, 41), e uma viúva que havia acabado de perder seu único filho (Lc 7:12, 13).”1

“2. Qual princípio de ação guiou Jesus quando Ele Se relacionou com diferentes pessoas?”1 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” (Marcos 10:21 RA)2; “Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.” (João 11:5 RA)2. O amor guiou Jesus em Suas ações de relacionamento.

“Todo ato de misericórdia, cada milagre, cada palavra de Jesus foi motivada por Seu amor infinito, um amor inabalável e permanente. No fim de Sua vida, Ele mostrou vividamente aos discípulos que, tendo-os amado desde o início, ‘amou­os até ao fim’ (Jo 13:1). Com Sua morte na cruz, Ele demonstrou a todo o universo que o amor altruísta triunfa sobre o egoísmo. À luz do Calvário, é claro que o princípio do amor que renuncia a si mesmo é o único fundamento de vida válido para a Terra e o Céu.”1

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (Jo 15:13). Na prática, o que isso significa? Como alguém pode fazer isso, no dia a dia?1

Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 10 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos