Jesus não mudou a lei

Lições da Bíblia

“1. 0 que Mateus 5:17-19 ensina sobre a atitude de Jesus para com a lei?”1 “17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.” (Mateus 5:17-19 RA)2. Jesus não veio para abolir a lei, vei para cumprir. Ele sempre enalteceu a necessidade do ser humano de guarda toda a lei.

“Embora a palavra lei seja usada frequentemente em referência aos primeiros cinco livros da Bíblia (também conhecidos como Pentateuco ou Torah), nesse caso, o contexto parece indicar que Ele estava Se referindo principalmente aos Dez Mandamentos. Ao dizer que não tinha vindo para ‘destruir’ a lei, (esus estava literalmente dizendo: ‘Eu não vim para invalidar nem abolir os Dez Mandamentos.’ Sua declaração foi muito clara e, provavelmente, Ele tivesse a intenção de mostrar
que eram os líderes religiosos que estavam destruindo a lei, diminuindo seu efeito por meio da tradição, não Ele (Mt 15:3, 6). Em contrapartida, preenchendo-a com um significado mais profundo, Cristo veio para ‘cumprir’ a lei, dando-nos um exemplo do que é a perfeita obediência à vontade de Deus (Rm 8:3,4).1

“2. Leia Atos 7:38. Quem foi o Anjo que falou com Moises e lhe deu a lei no Monte Sinai? Por que isso é importante?”1É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.” (Atos 7:38 RA)2; “Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade.” (Isaías 63:9 RA)2. “e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” (1Coríntios 10:4 RA)2. O Anjo que falou a Moisés foi Cristo, isso é importante para resaltar que Cristo é o autor da lei.

“‘Cristo nào somente foi o guia dos hebreus no deserto [...] mas foi também Ele quem deu a lei a Israel. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele quem deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra’ (Eilen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 366).”1

“O fato de o próprio Cristo ter dado a lei a Moisés no Monte Sinai torna ainda mais
importante que nós a levemos a sério. Além disso, se o próprio Legislador a explicou de modo mais profundo através de Suas instruções, encontradas nos evangelhos, faríamos bem em obedecer a essa lei. Seria muito difícil encontrar na vida e ensinamentos de Jesus algo que implicasse que os Dez Mandamentos não são obrigatórios para os cristãos. Suas palavras e exemplo nos ensinam exatamente o oposto.”1

“Embora Saibamos que a lei ainda é obrigatória, também sabemos que ela não pode nos salvar (Gl 3:21). Como podemos entender a relação entre a lei e a graça.”1

Domingo, 31 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos