Morrer para si mesmo todos os dias

Lições da Bíblia

“De maneira paradoxal, somente morrendo podemos verdadeiramente viver. Quando somos batizados, em princípio, morremos para nossa velha natureza e ressuscitamos para uma nova vida. Seria maravilhoso se o velho homem do pecado morresse de forma permanente quando somos sepultados sob as águas batismais. No entanto, mais cedo ou mais tarde, todos nós descobrimos que nossos hábitos e tendências do passado ainda estão vivos e lutam para recuperar o controle de nossa vida. Após o batismo, nossa velha natureza tem que ser morta constantemente. Por isso, Jesus associou a vida cristã à cruz.”1

“5. Qual é o significado de Lucas 9:23, 24?”1 “23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.” (Lucas 9:23-24)2. Quem segue a Jesus necessita negar a si mesmo fazendo a vontade dEle. O velho homem deve morrer para que o novo homem possa nascer. Embora que tenhamos que conviver com as duas naturezas até que sejamos restaurados plenamente por ocasião do segundo advento de Jesus.

“Muitos pensam que a cruz que precisam levar seja uma grave doença, circunstâncias desfavoráveis na vida, ou uma deficiência permanente. Ainda que todas essas coisas sejam difíceis, o significado das palavras de Jesus vai mais longe. Tomar nossa cruz significa negar a nós mesmos diariamente. Não apenas de vez em quando, mas todos os dias, não apenas uma parte de nós, mas todo o nosso ser.”1

“A vida cristã tem a forma de cruz. ‘Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim’ (Gl 2:19, 20). No mundo antigo, as vítimas da crucificação não morriam imediatamente. Normalmente, elas agonizavam por muitas horas, às vezes vários dias, enquanto estavam penduradas no madeiro. Nossa velha natureza, embora crucificada, luta para sobreviver e descer da cruz.”1

“Não é fácil negar a nós mesmos. Nossa velha natureza persiste, nosso velho homem não quer morrer. Além disso, não podemos pregar-nos à cruz. ‘Ninguém pode esvaziar-se de si mesmo. Somente podemos consentir que Cristo execute a obra. Então, a linguagem da alma será: Senhor, toma meu coração; pois não o posso dar. É Tua propriedade. Conserva-o puro; pois não posso conservá-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, fraco e dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma.”1

“‘Não é só no princípio da vida cristã que essa entrega do próprio eu deve ser feita. Deve ser renovada a cada passo dado em direção do Céu. [...] Só podemos caminhar com segurança por uma constante negação de nós mesmos e confiança em Cristo’ (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 159, 160). Deve haver uma entrega diária ao Senhor.”1

“Quando foi a última vez em que você morreu para si mesmo? O que sua resposta lhe diz, especialmente à luz dos textos de hoje?”1

Quinta-feira, 07 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos