Provisão de Cristo para a unidade

Lições da Bíblia

“3. Qual é a base para a unidade sobre a qual Jesus orou em favor de Sua igreja?1  “eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” (João 17:23 RA). “1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:1-5 RA)2. A base da unidade é Cristo, só em Cristo pode haver a unidade necessária para o cumprimento da missão da igreja.

“As palavras ‘Vocês em Mim, e Eu em vocês’ (Jo 14:20, NVI) revelam o relacionamento íntimo que precisamos ter com Jesus. A presença dEle em nosso coração produz unidade. Ele traz à nossa vida duas coisas indispensáveis à unidade: a Palavra e o amor divino.”1

“Se temos Jesus, também temos Suas palavras, que são realmente as palavras do Pai (Jo 14:24; 17:8, 14). Jesus é ‘a verdade’ (Jo 14:6), e a Palavra do Pai também ‘é a verdade’ (Jo 17:17). Unidade em Jesus significa unidade na Palavra de Deus. A fim de ter unidade, precisamos estar de acordo sobre o conteúdo da verdade, conforme apresentado na Palavra de Deus. Qualquer tentativa de alcançar a unidade sem fidelidade a um conjunto de crenças bíblicas está destinada ao fracasso.”1

“O Senhor também quer que Seus seguidores sejam unidos pelo verdadeiro amor. Se temos Jesus, teremos o perfeito amor que o Pai tem pelo Filho (Jo 17:26). Esse amor não é uma emoção ou sentimento temporários, mas um princípio de ação vivo e permanente. Para ter o verdadeiro amor, devemos ter menos de nós mesmos e mais de Jesus. Nosso orgulho egoísta deve morrer, e Jesus deve viver em nós. Então, amaremos uns aos outros de modo verdadeiro e sincero, tornando possível a perfeita unidade pela qual Jesus orou.”1

“’Quando os que afirmam crer na verdade são santificados pela verdade, quando aprendem de Cristo, Sua mansidão e humildade, haverá completa e perfeita unidade na igreja’ (Ellen G. White, The Signs of the Times [Sinais dos Tempos], 19 de setembro de 1900).”1

“Nem sempre tem sido fácil manter uma elevada visão da verdade e ao mesmo tempo ter profundo amor pelos outros. Existe sempre o risco de enfatizar um em prejuízo do outro. Houve um tempo em que somente a doutrina era considerada o elemento mais importante para a unidade. Felizmente, essa falta de equilíbrio tem sido gradualmente corrigida. Hoje, no entanto, corremos o risco de ir para o outro extremo: pensar que, para a unidade, o amor seja mais importante do que a verdade. Precisamos nos lembrar de que o amor sem a verdade é cego, e a verdade sem amor é infrutífera. Mente e coração devem trabalhar juntos.”1

“A igreja apostólica mostrou a unidade pela qual Cristo orou. ‘Perseveravam na doutrina dos apóstolos [verdade] e na comunhão [amor]’ (At 2:42). O que você pode fazer para que sua igreja revele essa unidade?”1

Segunda-feira, 18 de agosto de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos