Jesus aprofundou o significado da lei

Lições da Bíblia

“Depois de estabelecer a perpetuidade dos Dez Mandamentos, Jesus continuou o Sermão da Montanha apresentando alguns exemplos específicos de leis do Antigo Testamento. As pessoas haviam compreendido essas leis de modo tão equivocado que Cristo sentiu a necessidade vital de explicar seu verdadeiro significado.”1

“3. Que contraste Jesus fez com cada aspecto da lei mencionada no Sermão da Montanha? A qual autoridade Ele apelou em cada exemplo?”1 “21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. 25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. 27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. 31 Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério. 33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; 40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;“(Mateus 5:21-44 RA)2. Jesus ampliou cada mandamento da lei mostrando o espírito por traz de cada ordenança, usou sua autoridade e a da própria Bíblia mencionando-a com a maestria.

“Note que, em cada exemplo, Jesus primeiro citou um texto do Antigo Testamento (Êx 20:13, 14; Dt 5:17, 18; Êx 21:24; Lv 24:20; Dt 19:21) e, em seguida, pareceu argumentar contra ele. Estaria Jesus desconsiderando a lei? Claro que não! Dando explicação adicional e ampliando o que os líderes religiosos tinham reduzido a nada, a não ser formalidade, Ele estava simplesmente contrastando os ensinamentos dos fariseus com o verdadeiro significado da lei.”1

“Os rabinos citavam a tradição como autoridade para a interpretação da lei. Em contraste com isso, Cristo falou por Sua autoridade, como Legislador. A expressão “Eu, porém, vos digo” aparece seis vezes nesse capítulo. Quem unicamente, senão o próprio Senhor, poderia apropriadamente fazer uma declaração como essa?”1

“Algo maravilhoso também é que as exigências de Cristo foram muito além da simples forma da lei. Seus ensinamentos incluíram o espírito por trás dela.”1

“O espírito que dá sentido e vida ao que de outra forma só pode ser puro formalismo. A observância da lei como um fim em si mesma, não leva a nada, senão à morte, caso ela não seja compreendida como expressão do que significa ser salvo pela graça.”1

“Como podemos obedecer aos mandamentos de Deus de todo o coração, sem cair na hipocrisia e no legalismo dos escribas e fariseus (Mt 23:3–5, 23–28)? Qual é o papel essencial da compreensão da graça em nos livrar do legalismo?”1

Segunda-feira, 01 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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